Notícias >> Política
  •  

    Em 27/06/2020

     

    Em Itaporanga, dois pré-candidatos a prefeito encontraram-se para debater sucessão

     



             Por Redação da Folha – Os pré-candidatos a Prefeitura de Itaporanga no pleito deste ano, Neném de Adailton (PSOL) e Paulinho de Zié (Cidadania), encontraram-se na noite dessa sexta-feira, 26, e conversaram sobre política, especialmente sobre as eleições municipais vindouras.

                O encontro ocorreu na casa de Neném e contou com a presença de lideranças de ambos os partidos. Há uma possibilidade de entendimento entre os dois pré-candidatos para que unam suas forças em um palanque único e forte na disputa pela Prefeitura, mas a decisão final ficou para mais adiante.  

                Conforme os postulantes Neném e Paulinho, o encontro dessa sexta foi o primeiro de outros que ocorrerão na busca por um entendimento entre seus grupos, que têm uma visão crítica sobre as duas últimas gestões de Itaporanga. Neste sentido, uma candidatura única seria importante para pôr fim a polarização política que tanto mal faz ao município, porque cria uma espécie de gangorra, um ciclo vicioso e o poder não se renova de fato.

              A ideia é construir e fortalecer uma terceira candidatura à corrida sucessória com reais chances de vencer o pleito. Alguns dos principais problemas do município e projetos para enfrentá-los também foram debatidos durante a reunião.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 21/06/2020

     

    Pré-candidato à sucessão, ex-prefeito de Aguiar fala sobre sua nova empreitada política

     



               Por Redação da Folha – O ex-prefeito de Aguiar, Tintin Guedes, está diante de uma nova missão política: a corrida pela Prefeitura nas eleições municipais deste ano. Ele integra os quadros do PTB e o grupo que é hegemônico no município há 16 anos, liderado pelo médico e também ex-prefeito Aurenir Lacerda.

                “Eu sou eleitor de Aurenir, e, tudo o que ele decidir, estou pronto para acatar e cumprir, então houve uma decisão pelo meu nome para ser o candidato do grupo e assumi essa grande responsabilidade com satisfação e honra”, comentou Tintin, que igualmente tem o apoio do atual prefeito Lourival Lacerda, irmão de Aurenir.

                De acordo com Tintin, “o prefeito Lourival faz uma gestão impecável”, sequenciando o sério e notável trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aguiar a partir do governo Aurenir, responsável por transformações profundas e importantes na cultura política e administrativa do município. Apesar da boa gestão, Lourival não quis disputar o segundo mandato, conforme Tintin Guedes, ficando com ele a responsabilidade de representar o projeto eletivo do grupo. “Sei do tamanho da responsabilidade, mas estou preparado para enfrentar e nossa perspectiva de vitória é muito grande, também porque temos na chapa, como candidato a vice, Dr. Leo Cabral, uma grande liderança do município”, argumentou o pré-candidato.

                Pelo outro lado, Tintin lamentou a decisão do deputado estadual Branco Mendes de romper politicamente com o grupo e disse que fez de tudo para que isso não acontecesse, mas não houve jeito. “Dialoguei muito com Branco, fiz de tudo para que ele não deixasse o grupo, mas ele resolveu romper e a gente tem que respeitar a decisão dele, cada um que siga seu caminho”, disse o ex-prefeito, ao esclarecer que “o grupo não deu nenhum motivo para que o deputado rompesse, ao contrário, sempre votamos em Branco e toda eleição ele foi primeiro lugar aqui no município”.

                Tintin Guedes está no serviço público municipal desde 1997, quando ocupou o primeiro emprego na Prefeitura: foi um cargo simples, mas sua competência e dedicação levaram-no a um posto bem mais complexo: o comando das finanças municipais, tornando-se figura da confiança de Aurenir, que o indicou a prefeito nas eleições de 2008 e foi vitorioso, sendo reeleito em 2012. Agora, se as urnas forem novamente favoráveis, Tintin retornará ao executivo pela terceira vez a partir de janeiro de 2021.

               

     

     

     

               

  •  

    Em 14/06/2020

     

    Ativista político faz sugestão ao governador para salvar pequenos negócios, do sertão à capital

     



                     Por Redação da Folha – O jornalista Josinato Gomes, que é de Itaporanga, mas milita politicamente em João Pessoa, está sugerindo que o governador João Azevêdo (Cidadania) utilize verbas do Empreender-PB e socorra os pequenos negócios de toda a Paraíba, começando pela capital, que é o grande centro econômico do estado.

                      Para Josinato Gomes, esse setor da economia paraibana está passando por momentos de graves dificuldades, por causa, única e exclusivamente, da propagação da covid-19, que impôs, não apenas o isolamento da população em seus próprios lares, mas também "asfixiou" as atividades econômicas de um modo geral.

                     Nessa defesa, o jornalista aponta o sistema online de atendimento do Empreender aos comerciantes como meio para evitar deslocamentos e aglomerações, sendo o atendimento presencial, apenas, nos mercados públicos e em casos que não é possível a assistência remota.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 13/06/2020

     

    Em Conceição, dois nomes são cotados para corrida à sucessão municipal

     



                Por Redação da Folha – Dizem que onde há fumaça há fogo, mesmo quando se trata de política, um ramo muito impreciso e cheio de reviravolta. Hoje o que se especula nas ruas de Conceição é que dois antigos aliados políticos poderão estar em palanques opostos nas eleições municipais deste ano.

                No palanque do grupo liderado pelo prefeito Nilson Lacerda, o nome que se comenta para receber o apoio do gestor municipal na disputa pela Prefeitura é o do seu sobrinho, Samuel Lacerda, que é vereador e ex-chefe de Gabinete da atual gestão.

                Já no palanque da oposição poderá aparecer uma novidade. Conforme o que se especula, a médica Jordana Diniz poderá disputar a Prefeitura com o apoio da tradicional oposição liderada pela família Braga, mas há quem não acredite nessa possibilidade.

                No entanto, se de fato a médica, que é filha da atual vice-prefeita Nena e do ex-prefeito Deon Diniz, for confirmada como candidata à Prefeitura em oposição ao prefeito significa uma ruptura política entre Nilson e Deon, depois de quase uma década de união entre os dois.

     

     

     

     

               

  •  

    Em 28/05/2020

     

    Quatro pré-candidatos planejam concorrer à Prefeitura de Itaporanga, mas data do pleito é dúvida

     



               Por Redação da Folha – A eleição municipal deste ano está prevista para acontecer em outubro vindouro, mas, em função da pandemia do coronavírus, poderá ser transferida para o começo de dezembro. No entanto, essa mudança vai depender de uma decisão do Congresso Nacional, que deve pautar o assunto no próximo mês.

                Enquanto a data do pleito continua sendo dúvida, o quadro sucessório em Itaporanga começa a clarear e quatro pré-candidatos estão no páreo eleitoral: Neném de Adailton, do PSOL; Paulinho de Zié, do Cidadania; Audiberg Alves, do PDT; e o prefeito Divaldo Dantas, que integra o DEM e deve concorrer à reeleição.

                Em função das medidas sanitárias por causa da pandemia, a pré-campanha foi prejudicada: os pré-candidatos estão impossibilitados de dialogar diretamente com o eleitorado devido ao isolamento social, e alguns estão usando as redes sociais para se apresentarem ao povo e mostrar alguns dos seus ideais.

     

     

     

     

               

               

               

  •  

    Em 19/05/2020

     

    Prefeito de Aguiar não disputará reeleição e confirma apoio a ex-gestor municipal

     



                   Por Redação da Folha – Embora conduzindo uma gestão equilibrada do ponto de vista financeiro e muito profícua em realizações e iniciativas, o atual prefeito de Aguiar, Lourival Lacerda, não disputará a reeleição no pleito de outubro vindouro.

                O prefeito Lourival, que é irmão do médico e líder político Aureni Lacerda, responsável por transformações importantes na vida administrativa e política de Aguiar, confirmou seu apoio ao ex-prefeito Tintin Guedes, que já administrou o município por dois mandatos consecutivos e poderá retornar à Prefeitura a partir de janeiro de 2021.

                Embora sua preocupação com o atual momento que passa o município em função da pandemia da covida-19 e a necessidade de ações preventivas à doença e, ao mesmo tempo, a prestação de serviços básicos à população e a sequência de projetos e obras orçados para este ano, o prefeito Lourival tem levado à população rural e urbana de Aguiar, nas oportunidades que tem de falar ao povo, nas últimas semanas, a importância do município seguir o mesmo caminho de prosperidade inaugurado por Aureni há uma década e meia.

                 

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/05/2020

     

    Sucessão de perdas políticas enfraquece projeto de reeleição de prefeito santanense

     



               Por Redação da Folha – Pré-candidato à reeleição no pleito de outubro vindouro, o prefeito de Santana dos Garrotes, José Paulo, vem sofrendo sucessivos desfalques em seu grupo político. As perdas são sequenciais e podem comprometer o projeto eletivo do prefeito: ele quer ficar mais quatro anos na Prefeitura, mas, para isso, precisa ganhar a eleição, o que não será tão fácil diante das seguidas perdas de lideranças do bloco situacionista e da insatisfação de grande parte da população com a gestão.

                Ao longo do atual governo municipal, entre a primeira baixa no grupo do prefeito: o empresário e ex-vereador Rênio Macedo, que rompeu ainda no primeiro da atual administração, e o mais recente desfalque, o presidente da Câmara Municipal, Augusto Antas, que anunciou sua saída do grupo esta semana, o prefeito José Paulo já acumula várias outras perdas políticas, e a maior delas foi o ex-prefeito Willame Teotônio.

                O rompimento do presidente da Câmara, que teve forte repercussão na cidade, pode precipitar outras perdas do prefeito no legislativo municipal. Ao menos mais dois vereadores estariam próximos de também deixar a base de José Paulo no parlamento santanense, além de outras lideranças políticas, familiares e comunitárias, que igualmente sinalizam uma ruptura política com o prefeito.

                Pelo outro lado, a oposição articula-se para se fortalecer politicamente e deve lançar à sucessão municipal o médico e ex-prefeito Willame Teotônio, que pretende, mais uma vez, tentar retornar ao comando da Prefeitura santanense.

     

     

     

     

               

     

     

     

  •  

    Em 24/04/2020

     

    Com pré-candidatos a vereador e a prefeito, MDB de Boa Ventura anuncia novas adesões

     



                   Por Redação da Folha – O MDB de Boa Ventura, liderado pelo ex-prefeito Fábio Arruda, segue firme no propósito de disputar a Prefeitura no pleito de outubro vindouro. O pré-candidato do partido à sucessão municipal é o médico Amaro Jorge.

                    O nome que vai compor chapa como vice ainda está sendo construído e poderá ser Fábio Filho ou Newton Neto. Com o apoio de dois ex-prefeito, Dudu Pinto e Fábio Arruda, o projeto eletivo de Amaro Jorge ganhou novos adesões: além do vereador João Campos, que hoje integra o partido, também a empresaria e cirurgiã odontológica Drª  Carla Jessica Ângelo Baião e a ex-secretária de Saúde, Drª Renata Oliveira Lopes, irmã do empresário Rodrigo Lopes da banda Encantos.

                    A chapa proporcional do MDB também está fortalecida, conforme o próprio partido, que deverá apresentar vários candidatos à Câmara Municipal, entre os quais João Campos, o ex-vereador Cícero Jacinto da Silva (Micoca), Celso Ferreira Oton, Damiana Félix Gomes ( Bia), Marinalva Campos Pereira , Roberto Lima, Carleuza Targino Coelho de Freitas e Gilvan Geraldo da Silva, mas há possibilidade do reforço de outros nomes.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 21/04/2020

     

    Eleição 2020: os novos locais de votação em Itaporanga e mais duas cidades da 33ª Zona

     



               Por Redação da Folha - Houve mudanças em seções eleitorais e em alguns locais de votação em três cidades da 33ª Zona Eleitoral, que é dirigida pela juíza Brena Brito. Em Itaporanga, São José de Caiana e Serra Grande ocorreu a introdução de novos locais para o funcionamento de seções, assim também como houve fusão entre seções com a supressão de algumas delas.

               Nessa segunda-feira, 20, a Justiça Eleitoral divulgou as mudanças e a distribuição definitiva dos locais onde vão funcioanar as seções eleitorais nas três cidades para as eleições de outubro deste ano.

     

                Vejam a localização de cada uma delas:

     

               Itaporanga, que é sede da Zona, a novidade é a inclusão este ano da escola técnica estadual Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho como local de votação e onde vão funcionar as seguintes seções: 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 63, 65, 66, 67, 73, 74, 75, 80, 121 e 144. O educandário fica na saída para o sítio Jenipapo.

                A escola Adalgisa Teódulo da Fonseca vai abrigar as seçoes 53, 54, 62, 64, 72, 81, 84, 116, 122, 127 e 134.  Já na escola Professosr Neves serão nove seções: a 42, 43, 44, 45, 46, 82, 83, 117 e 129.

              As seções 51, 52, 68, 69, 70, 71, 76, 77, 78 e 79 vão fucionar no colégio Diocesano, enquanto que na escola municipal João Silvino, conhecida também como Santa Mônica, serão instaladas as seções 47, 48, 49, 50 e 155.

               Em São José de Caiana, pela primeira vez a escola municial Amelina Alves Leite vai funcionar como local de votação e terá as seções 95, 96, 97 e 98. Já na escola Isabel Lopes vai funcionar as seções: 99, 100, 101, 106, 135, 147 e 153. As seçõe 102, 103, 104, 105 e 119 serã instaladas na escola Mariano Tomaz.

               Em Serra Grande serão dois locais de votação: escola Acadêmico Francisco Vidal de Moura: seções 107, 108, 109, 110, 111 e 112; e escola Professora Josefa Justino Gomes, que terá as seções: 13, 145, 150 e 154.

               A Justiça Eleitoral também divulgou os locais de votação com acessibilidade para portadores de necessidades especiais nas três cidades: escola Franscisco Vidal, em Serra Grande; Amelina Alves, no Caiana; e Diocesano, Santa Mônica e Monsenhor Sinfrônio, em Itaporanga.

              

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 14/04/2020

     

    Sangue novo na política de Conceição: farmacêutica vai disputar a Câmara

     



                   Por Redação da Folha – A farmacêutica e professora Eneide Ramalho, que integra os quadros do PSDB, é a novidade na disputa por uma das onze vagas da Câmara Municipal de Conceição no pleito deste ano. A pré-candidata é esposa do ex-vereador e atual secretário de agricultura do município, Edvaldo Ramalho.

                    Natural de Boa Ventura, Eneide acumula mais de três décadas de serviços prestados a Conceição e em 1999 foi agraciada com o título de cidadania conceiçãoense por iniciativa do então vereador Batista Miguel em reconhecimento ao seu trabalho em prol do município. Farmacêutica graduada pela Fasp (Faculdade São Francisco da Paraíba) e atualmente dedicada à farmácia Nova Vida, um empreendimento da família, ela já desempenhou diversas outras funções na cidade e sempre exitosamente.

                    Formada também em biologia, licenciatura conquistada na Universidade Vale do Acaraú (UVA), Eneide Ramalho tem na educação uma de suas prioridades: lecionou durante um bom tempo na formação de jovens e adultos e chegou a ocupar o cargo de vice-diretora da escola Maestro José Siqueira.

                    Espirituosa e também dedicada ao evangelho cristão, tornou-se pastora formada pelo Instituto Teológico Batista de Ensino Superior (ITEBES). Tornou-se missionária e diretora do Centro Comunitário Batista, de onde nasceu o Colégio Batista. A necessidade de difundir os preceitos cristãos e fazer chegar a fé e a esperança ao povo levou a missionária ao rádio: um instrumento importante no trabalho de evangelização. Durante muito tempo, apresentou o programa Momento Gospel na rádio Educadora.

                    Mãe de Elyssama e Elyakym, ela vai disputar pela primeira vez um cargo eletivo e terá à frente de sua campanha um dos líderes políticos do município, que é exatamente seu esposo, Edvaldo Ramalho, homem de longa trajetória de luta em prol do povo e da vida municipal.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 13/04/2020

     

    Itaporanguense vai disputar Câmara pessoense e quer lutar por interesses do Vale na capital

     



             Por Redação da Folha - A população de Itaporanga e todo o Vale do Piancó poderá contar com um fiel defensor dos interesses da cidadania regional junto às instituições públicas de João Pessoa a partir de 2021, caso o jornalista Josinato Gomes (foto), que é itaporanguense, seja eleito para a Câmara de Vereadores da capital, como pretende o pré-candidato em seu projeto eletivo.

             Josinato, que é um profissional de imprensa conhecido e respeitado em todo o estado, está filiado ao PC do B, partido aliado ao governador João Azevedo (Cidadania) e desempenha projeto de intensa movimentação política em João Pessoa há décadas.

              O bairro Valentina de Figueiredo, um dos maiores colégios eleitorais da capital, é a localidade onde o jornalista reside desde a década de 80 e onde pretende instalar o QG (Quartel General) de sua campanha após o registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 04/04/2020

     

    MDB de Boa Ventura ganha filiação de vereador e se fortalece para disputas

     



               Por Redação da Folha – O vereador João Campos, que integrava os quadros da Avante, filiou-se ao MDB no dia primeiro de abril e pela legenda vai disputar mais um mandato no legislativo boaventurense.

                O MDB de Boa Ventura é presidido pelo ex-vereador Expedito Ângelo, mas a principal liderança do partido no município é o ex-prefeito Fábio Arruda, que defende a pré-candidatura a prefeito do médico Amaro Jorge.

                Além da luta pela conquista da Prefeitura, o MDB também terá vários nomes disputando a Câmara Municipal. A vinda do vereador João Campos reforça esse plantel. O parlamentar mirim tem atuação no sítio Angicos e também na cidade de Boa Ventura e está satisfeito pelo novo caminho partidário que escolheu: “agradeço à minha família e amigos, sou grato a Deus por esta oportunidade de seguir junto com outros nomes dentro do partido, fortalecendo o MDB na disputa por vagas na Câmara Municipal”, comentou ele.

     

     

     

     

     

     

               

  •  

    Em 27/03/2020

     

    Um aviso para quem quer mudar de domicílio eleitoral para ser candidato este ano no Vale

     



                  Por Redação da Folha – O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, divulgou nota à imprensa nesta sexa-feira, 27, sobre o fim do prazo para quem quer mudar de domicílio eleitoral para ser candidato a algum cargo eletivo nas eleições deste ano.

                   Vejam a nota na íntegra:

               Para os cidadãos que desejam candidatar-se nas eleições de 04 de outubro, o prazo do domicílio eleitoral encerra-se no próximo dia 04 de abril (seis meses antes do pleito). Em razão da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais foi suspenso, mas para evitar o perecimento do direito, recomendamos àqueles que vão se candidatar este ano e ainda não são eleitores do município pelo qual desejam concorrer às eleições, que eles entrem em contato com sua Zona Eleitoral, por e-mail ou telefone (disponível no site do TRE-PB), para agendar o atendimento presencial, evitando aglomeração e o risco à saúde de todos. O TRE-PB agradece a compreensão geral face à excepcionalidade dos fatos. João Pessoa, 26 de março de 2020. Desembargador Joás de Brito Pereira Filho Corregedor Regional Eleitoral da Paraíba JOÁS DE BRITO PEREIRA FILHO VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 29/02/2020

     

    Em Ibiara, oposição se fortalece e poderá vencer a disputa pela Prefeitura

     



                Por Redação da Folha – Embora hoje dividida entre duas pré-candidaturas, a oposição de Ibiara poderá fazer o próximo prefeito do município. Isso em função das perdas políticas do prefeito Nenivaldo Ramalho somadas ao longo dos últimos três anos.

                Depois de perder importantes aliados na Câmara Municipal, o prefeito, que é pré-candidato à reeleição, também perdeu o grupo político liderado por sua vice, Margarida Ramalho, que rompeu com o gestor e é um dos nomes da oposição ao pleito de outubro vindouro. Ela tem o apoio do ex-prefeito Pedro Feitoza.

                O outro pré-candidato da oposição é o vereador Branco Alves, que igualmente tem procurado se fortalecer para as disputas municipais, minando o grupo do prefeito. Hoje a oposição tem quatro dos noves vereadores da Câmara, e Nenivaldo poderá sofrer novas perdas no legislativo ao longo da pré-campanha, conforme fontes ligadas à oposição.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 22/02/2020

     

    Boa Ventura: depois de encontro das oposições, ex-prefeito mantém pré-candidatura

     



               Por Redação da Folha – Líderes das oposições de Boa Ventura reuniram-se na noite deste sábado, 22, à procura de um entendimento político: a ideia é unir todas as forças e partidos em torno de uma candidatura única a prefeito para enfrentar a candidata da situação nas urnas no pleito de outubro vindouro.

                Enquanto a candidata lançada pela prefeita da cidade nasceu de um critério meramente familiar, ou seja, ela é sobrinha da gestora municipal, a oposição busca fazer diferente e pelas vias democráticas: tenta construir uma chapa ouvindo todos os segmentos políticos da oposição e também escutando o povo, através de pesquisa eleitoral para consumo interno. A reunião desta noite foi a primeira de outras que serão realizadas visando um caminho consensual.

                Melhor colocado nas pesquisas eleitorais entre os nomes da oposição, o ex-prefeito Miguel Estanislau foi uma das lideranças que participou do encontro deste sábado e, segundo informações apurada pelas Folha, mantém firme sua pré-candidatura a prefeito.

              “O que Miguelzinho defendeu no encontro e vai continuar defendendo nas futuras reuniões é que as oposições respeitem a vontade do povo: hoje todos sabem que Miguel é o nome melhor avaliado pelo eleitorado, então se o povo quer ele, é preciso respeitar a vontade da população ou a gente corre um sério risco de sofrer mais uma derrota”, comentou um aliado do ex-prefeito.

     

     

     

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 

 

 
Informes & Opinião

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados