Notícias >> Política
  •  

    Em 28/09/2019

     

    Comerciante filia-se a legenda para concorrer à sucessão municipal em Itaporanga

     



                Por Redação da Folha – O comerciante Lula da Farmácia filiou-se ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e pretende disputar, pela legenda, a Prefeitura de Itaporanga no pleito do próximo ano. Na verdade, desde o começo deste ano, Lula estava em entendimento com o partido e há meses a filiação foi acertada, mas somente agora veio a público.

                O comerciante ainda não falou publicamente sobre a filiação, mas pretende levar ao conhecimento público os motivos de sua ida para o PSOL e também falar do seu projeto eletivo nesta segunda-feira, 30, no programa jornalístico da rádio comunitária Boa Nova FM.

                Com décadas de atuação no comércio farmacêutico de Itaporanga, Lula já ocupou a Câmara Municipal como seu presidente e é uma figura muito popular no município. Apesar do seu projeto de concorrer à Prefeitura, o comerciante tem dito que está aberto a dialogar com outras forças políticas locais, entre elas a advogada Lolosa Figueiredo, que recentemente também anunciou sua pré-candidatura à sucessão municipal.

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 25/09/2019

     

    Advogada anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Itaporanga

     



               Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A conceituada advogada Lolosa Figueiredo revelou à Folha na manhã desta quarta-feira, 25, que vai disputar a Prefeitura de Itaporanga nas eleições municipais do ano que vem pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela é uma das fundadoras da legenda no município.

              Sua pré-candidatura nasce de uma vontade da direção estadual de fortalecer o partido em âmbito estadual e municipal. A intenção é disputar a majoritária em vários municípios paraibanos. “Sei que a missão é desafiadora, mas tenho me sentido estimulada a contribuir para a reconstrução da legenda e o fortalecimento da democracia no País”, enfatizou.

              Com relevantes serviços prestados à cidade, sobretudo no campo jurídico e social,  a advogada também falou que pretende fazer uma gestão humanizada, com a implementação de políticas públicas destinadas a atender os mais carentes do município. “Sou pré-candidata não para satisfazer meu ego e nem para aparecer e tampouco roubar o dinheiro público, mas para fazer um governo voltado, principalmente, para o povo”, buscando eficiência nos principais setores da gestão, disse a advogada.

             Lolosa Figueiredo já disputou, sem êxito, uma vaga na Câmara de Vereadores no início da década de 90. Agora mais experiente, está confiante na aceitação popular ao seu projeto eletivo para o pleito de 2020.

             Com inúmeras lutas nos tribunais e na sociedade em prol dos menos favorecidos, a advogada afirmou também que não pretende chegar ao poder pela compra de votos nem com conchavos corruptos, enfatizando que não compactua dessa prática, ao contrário, vai combatê-la, e “espero contar com a confiança dos que gostam de nossa cidade, dos que querem ver nosso município crescer em todos os setores administrativos”.

     

     

     

     

     

     

                   

                   

  •  

    Em 21/09/2019

     

    Depois de trocar MDB por PSB, prefeito de Itaporanga vai mudar novamente de partido para disputar reeleição

     



               Por Redação da Folha – O prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, foi eleito em 2016 pelo MDB, mas mudou de partido pouco tempo depois de assumir a Prefeitura. Foi para o PSB, partido do então governador Coutinho, mas sem muito espaço na gestão Ricardo e menos ainda no governo de João Azevedo, o gestor municipal parece decidido a mudar novamente de partido.

                De acordo com informações da imprensa de João Pessoa, citando o deputado federal Efraim Morais Filho, o prefeito de Itaporanga deverá filiar-se ao DEM, partido comandado pela família Morais no estado.

                É pelo Democratas que o prefeito certamente pretende concorrer ao segundo mandato no pleito do próximo ano. A data de sua filiação ao DEM está agendada para o próximo dia 5 de outubro, segundo o deputado Efraim em fala à imprensa.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 11/09/2019

     

    Vice-prefeito de Itaporanga vai para um novo partido e reafirma candidatura em 2020

     



                  Por Redação da Folha- Eleito vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito Divaldo Dantas no pleito de 2016, o empresário do ramo de serviços Herculano Pereira há muito tempo cortou as relações politicas com o atual gestor municipal e agora também vai mudar de partido: ele deverá deixar o PTN para comandar o PTB em Itaporanga.

                Já com uma longa trajetória na vida pública, inclusive uma passagem pela Câmara Municipal por dois mandatos consecutivos, candidato em 2014 a deputado estadual majoritário em Itaporanga e atualmente na condição de vice-prefeito, Herculano alimenta um projeto eletivo para o pleito do próximo ano: sua candidatura a prefeito é irreversível, conforme ele próprio.

                Segundo Herculano, há muito tempo ele prepara-se para disputar a sucessão municipal e não abre mão do seu projeto eletivo em 2020, quando pretende apresentar ao eleitorado de Itaporanga suas propostas e intenções para com o município, mas também está aberto ao diálogo com as demais forças políticas do município, objetivando a construção de um entendimento e o debate sobre problemas e rumos da cidade.

                 De grande vivência social e conhecedor da realidade municipal, o pré-candidato a prefeito sente-se preparado para gerir o município e acredita que, diante de tantas decepções políticas sofridas pelo eleitor de Itaporanga nos anos, é chegada a hora de uma profunda reflexão de cada pessoa do município, porque, no seu entendimento, será com base na consciência e atitude do eleitor que o município poderá encontrar o rumo certo ou se perder definitivamente, mas está firme em sua crença de que o povo itaporanguense encontrará o caminho correto nas urnas. 

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 08/09/2019

     

    Comerciante reafirma pré-candidatura à sucessão em Itaporanga e conclama oposição

     



                  Por Redação da Folha -  Em São Paulo, onde participa esta semana de eventos do setor de medicamentos, o comerciante Lula da Farmácia contactou com a Folha neste domingo, 8, para reafirmar sua pré-candidatura à Prefeitura de Itaporanga no pleito do próximo ano.

                “Em qualquer cenário ou hipótese, pretendo disputar a Prefeitura”, comentou Lula, que este mês vai definir seu destino partidário. Até o final de setembro, ele pretende assinar ficha de filiação em uma legenda para concorrer ao pleito.

                Apesar da disposição firme de concorrer à sucessão municipal de 2020, Lula disse que está aberto ao diálogo com as demais forças políticas do município e conclamou a oposição de Itaporanga a sentar e debater o município, buscando perspectivas e soluções para seus mais diversos problemas municipais.

                Conforme Lula da Farmácia, os partidos e grupos de oposição precisam também se unir politicamente para, juntos, enfrentar e derrotar os conchavos e acordões que, conforme ele, estão sendo desenhados pelos que estão no poder com a intenção de pegar o povo em mais uma armadilha política. “Conclamo a oposição a lutarmos juntos, porque unidos seremos muito mais fortes”, comentou.

     

     

     

     

     

               

  •  

    Em 04/09/2019

     

    Partido fará convenção no próximo domingo em Itaporanga para renovação do seu diretório

     



                  Por Redação da Folha – Está confirmada para o próximo domingo, 8, nas dependências físicas do Itaporanga Esporte Clube, a partir das 10 horas, a convenção do Avante e cujo objetivo será renovação do diretório municipal.

                    Em Itaporanga, o partido é presidido pelo militante social Julinho Santos, que está convidando todos os filiados e simpatizantes do partido para a convenção. De acordo ainda com o presidente, além do deputado estadual Tarciano Diniz, que integra os quadros da legenda, o evento partidário também deverá contar com outras lideranças políticas da região e do estado.  

                    Segundo ainda Julinho, o partido está se fortalecendo politicamente para as eleições municipais do próximo ano, quando deverá ter candidatos à Câmara Municipal e participar da chapa majoritária que concorrerá à Prefeitura.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 31/08/2019

     

    Em Itaporanga, partido busca fortalecimento para disputas proporcionais

     



              Por Redação da Folha – O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Itaporanga, a exemplo de outras legendas locais, está se fortalecendo politicamente para as disputas de vagas na Câmara Municipal no pleito do próximo ano.

               Esta semana, dois pré-candidatos a vereador filiaram-se ao PSOL de Itaporanga. Um deles é o servidor público e assessor jurídico Jason Soares de Lima, popularmente conhecido como Soares (foto), que tem serviço prestado ao município, mesmo sem mandato eletivo. Ele assinou ficha de filiação na legenda na noite da última quinta-feira e pretende concorrer a uma das 11 vagas no legislativo municipal.

              A outra filiação desta semana foi a do agricultor José Nildo, que é da tradicional família Veriato/Lemos/Brasilino, e que também faz planos de concorrer ao parlamento municipal. Contando com José Nildo e Soares, o partido já tem 10 pré-candidatos à Câmara de Itaporanga entre homens e mulheres, e está com suas portas abertas para novos filiados somente até o começo de outubro próximo, conforme resolução da direção nacional do PSOL.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 25/08/2019

     

    Em Coremas, oposição definirá candidato entre dois nomes para enfrentar prefeita nas urnas

     



                  Por Redação da Folha – A oposição de Coremas está se articulando para construir uma chapa forte politicamente para as eleições municipais do próximo ano. Os nomes são o do vereador Engenheiro Cláudio, do PTB, e o do ex-prefeito Antônio Lopes (foto), do PSDB.

                  Conforme fontes ligadas à oposição, será realizada uma pesquisa eleitoral para consumo interno no próximo ano e o nome com a melhor aceitação popular deverá ser o candidato oposicionista à Prefeitura de Coremas no pleito de 2020.

                  Quem for o candidato da oposição deverá enfrentar nas urnas a prefeita Chaguinha de Edilson (PDT), que pretende disputar a reeleição, apesar das críticas e denúncias de irregularidades na gestão. No entanto, hoje a oposição na Câmara está diminuta: são apenas três parlamentares mirins e um deles é o próprio Cláudio, que tem se esforçado para mostrar os equívocos e vícios do governo municipal, assim como o combativo Sérgio Lopes, que já protocolou várias denúncias contra a administração e espera que as questões denunciadas tenham a apuração devida.

     

     

     

     

                   

     

     

     

                   

     

  •  

    Em 10/08/2019

     

    Ex-prefeito de Itaporanga é homenageado em São José de Caiana

     



                   Por Redação da Folha – Uma propositura do vereador Marcos de Chico de Dezinho foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de São José de Caiana em sessão da noite dessa sexta-feira, 9. Trata-se da concessão do Título de Cidadania Caianense ao médico e ex-prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro.

                    Conforme Marcos, sua propositura fundamenta-se no fato de que Djaci, que atualmente é médico do hospital do Caiana, tem prestado um relevante serviço à saúde pública caianense. “É uma justa homenagem”, comentou o vereador, ao lembrar que a data para a entrega da honraria ainda será definida.

                    Natural de Igaracy, Djaci também foi deputado estadual por sucessivos mantatos e é uma figura conhecida em toda a região pela sua militância na medicina e na política.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 28/07/2019

     

    Psolistas de Itaporanga participam de encontro de mulheres em João Pessoa

     



               Por Redação da Folha – Representantes do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) de Itaporanga participaram de um encontro estadual de mulheres da legenda promovido pelo diretório estadual do partido em João Pessoa.

                O encontro ocorreu durante o dia desse sábado, 27, e debateu as lutas e estratégias do partido pelos direitos das mulheres diante dos desafios impostos por uma conjuntura política atual de opressão, criminalização e desrespeito ao feminismo, às minorias e aos movimentos sociais.

                A militante Rita Pereira foi quem representou a ala feminina do Psol de Itaporanga na reunião em João Pessoa. Ela esteve acompanhada por dois diretorianos da legenda local, Manoel Osmindo e Zé Ailton Viriato, que participaram de um encontro paralelo com a direção estadual do partido, especialmente o seu presidente Tárcio Teixeira, quando foi discutido o projeto político psolista para as eleições do próximo ano em Itaporanga. Mais uma vez o partido terá candidatos ao pleito municipal.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 25/07/2019

     

    Mesmo com gestão questionável, prefeito santanense poderá não ter adversário em 2020

     



                 Por Redação da Folha – Com maioria absoluta na Câmara e muito dinheiro federal nas contas municipais nos últimos dois anos, o prefeito de Santana dos Garrotes, José Paulo, deverá ser candidato à reeleição em 2020 e com uma vantagem: poderá não ter concorrente.

                Com uma oposição enfraquecida numérica e qualitativamente do ponto de vista eleitoral, o prefeito parece estar certo de que não terá adversários nas urnas nas próximas eleições. Até o primeiro ano da atual gestão nem sequer existia oposição na Câmara, mas, depois, dois vereadores romperam com o gestor, embora não façam um trabalho contundente de oposição em desfavor do prefeito.

                Dos quatro ex-prefeitos do município, todos médicos, apenas um, William Teotônio, está ativo na política, mas não dá sinais de que pretenda concorrer contra Zé Paulo no pleito municipal vindouro. “A única possibilidade do prefeito ter concorrente é se William entrar, caso contrário, acho que Zé Paulo vai pra urnas sozinho”, comentou um aliado do prefeito.

                A falta de adversário para o gestor municipal tem mais relação com o enfraquecimento do bloco oposicionista do que com a qualidade do governo municipal, que tem muitos pontos falhos e questionáveis, mas a voz do contraditório não tem trepidado na terra santanense, o que é tudo o que o prefeito queria para fortalecer seu projeto eletivo.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 16/07/2019

     

    Prefeito de Itaporanga deverá ir à reeleição, mas seu principal adversário ainda não definiu o que quer

     



                   Por Redação da Folha – Embora ainda não tenha assumido publicamente, o prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, deverá disputar um segundo mandato no pleito do próximo ano, conforme o que asseguram algumas figuras ligadas politicamente ao gestor municipal.

                    O prefeito foi eleito pelo MDB em 2016, mas, pouco tempo depois, migrou para o PSB, onde está atualmente. No entanto, é provável que precise deixar essa legenda e disputar a reeleição por outro partido, porque, ao que parece, a relação política do prefeito com o atual governador João Azevedo não estaria tão boa.

                    Pelo outro lado, o principal nome da oposição, o ex-prefeito Djaci Brasileiro, ainda não disse concretamente o que pretende ou se pretende alguma coisa no pleito do próximo ano. Para algumas pessoas, o ex-gestor tem sinalizado que não deverá concorrer às eleições de 2020 e estaria disposto a apoiar algum nome ligado a seu grupo político e que esteja bem nas pesquisas de intenção de voto.

                     No entanto, há gente ligada ao ex-prefeito que assegura que ele vai, sim, concorrer à Prefeitura no próximo ano, mas tem evitado assumir o seu projeto político por enquanto para não antecipar a campanha. Na verdade, enquanto Djaci está mergulhado em suas indefinições ou receio de dizer o que pretende, o grupo do prefeito já trabalha firmemente nos bastidores pela reeleição do atual gestor.

     

     

     

                   

  •  

    Em 30/06/2019

     

    Ladeada por dois ex-prefeitos, pré-candidata à sucessão de Diamante recebeu visita de deputado

     



                   Por Redação da Folha – Lançada pelo ex-prefeito Hércules e contando também com o apoio da ex-prefeita Marcília, a pré-candidata à sucessão municipal de Diamante, Katiuscia Mangueira, que é prima dos dois e atualmente está no Avante, prepara-se para enfrentar as urnas pela primeira vez no pleito municipal do próximo ano e demonstra grande entusiasmo com o projeto político, que já nasce munido do apoio de expressivas lideranças locais e estaduais.

                    Na noite desse sábado, 29, em clima festivo, a pré-candidata, ladeada pelos dois ex-gestores municipais, recebeu a visita do deputado federal Gervásio Maia, que foi recepcionado na casa de Katiuscia em Diamante. O deputado deverá ser uma das lideranças estaduais a dar apoio ao projeto eletivo do principal bloco de aposição no município.

                    Depois de uma boa conversa, Katiuscia posou para uma foto ao lado das lideranças políticas que dão sustentação ao seu projeto e do seu esposo, o engenheiro Adriano. É o primeiro de muitos encontros políticos que vão nortear a campanha da diamantense.

     

     

     

     

                   

                   

  •  

    Em 29/06/2019

     

    Veja o que o prefeito de Ibiara respondeu ao ser perguntado se será candidato à reeleição

     



              Por Redação da Folha – O prefeito de Ibiara, Nenivaldo Barros, que completou 49 anos de idade nessa sexta-feira, 28, é um dos gestores regionais eleitos em 2016 e que têm direito a disputar um segundo mandato no pleito do próximo ano.

              Perguntado pela Folha se pretende concorrer à reeleição, o prefeito Nenivaldo disse o seguinte: “ainda está cedo, lá para setembro a gente decide isso”. O prefeito também respondeu não saber se continua no PSB, partido pelo qual foi vitorioso nas eleições passadas.

                Embora tente esconder o jogo político, o certo é que, nos bastidores, o gestor municipal já articula as cartas para fortalecer ainda mais seu grupo e pleitear um segundo mandato em 2020. Ao responder uma terceira pergunta, ele disse que mantém a mesma base política que o elegeu no último pleito municipal, ou seja, não perdeu ninguém.

                Pelo outro lado, a oposição, que tem fortes críticas contra à atual gestão, também se prepara no sentido de definir um nome capaz de enfrentar e vencer o prefeito nas urnas. Para os opositores, Nenivaldo perdeu muito politicamente nos últimos anos por abandonar alguns dos seus aliados e poderá ser derrotado no próximo pleito.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 21/06/2019

     

    Aos 71 anos, prefeito de Santana de Mangueira envolto em decisão política irrevogável

     



                   Por Redação da Folha – O agricultor Zé Inácio, que em abril passado fez 71 anos, em sua vida simples e rural, certamente nunca imaginou que chegaria ao comando da Prefeitura de Santana de Mangueira, mas se tornou prefeito do município em 2016 por indicação e apoio da então prefeita Tânia e seu esposo, Nerival Inácio.

                    Hoje, passados dois anos e meio de gestão, parece que a Prefeitura não trouxe muito entusiasmo ao seu Zé, tanto que ele pretende encerrar a carreira política: não vai disputar a reeleição no próximo ano e certamente será o único prefeito regional de primeiro mandato que não concorrerá ao segundo.

                    Embora ainda falte muito para o tempo de registro de candidaturas, a decisão já está tomada e é irreversível. O prefeito não vai disputar a reeleição, mas seu grupo político já prepara um nome para concorrer ao pleito e esse poderá ser o de Nerival, esposo da ex-prefeita e principal apoiador da candidatura de Zé Inácio na eleição municipal passada.

     

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 

 
Informes & Opinião

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados