Notícias >> Política
  •  

    Em 18/08/2018

     

    Bancada de aposição ao prefeito cresce na Câmara de Itaporanga, mas continua minoritária

     



                Por Redação da Folha – Cresceu o número de vereadores que integram a bancada de oposição ao prefeito de Itaporanga na Câmara Municipal. Eram três vereadores no grupo oposicionista, mas agora são quatro.

                Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador João Guimarães anunciou sua saída do bloco de apoio ao prefeito no legislativo em razão de insatisfações com a administração municipal, a quem fez críticas.

                Apesar de ter perdido o apoio de um vereador, o prefeito permanece com maioria na Câmara Municipal. Dos onze vereadores com assento no legislativo, sete defendem o prefeito, ou seja, dão sustentação política à gestão municipal.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 17/08/2018

     

    Audiência pública na Câmara do Caiana debate orçamento anual e o povo diz o que quer

     



                     Por Redação da Folha – A audiência pública para debater o orçamento municipal do próximo ano foi realizada na noite dessa quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de São José de Caiana, que é presidida pelo vereador Marcos de Chico de Dezinho, que ficou satisfeito com o bom comparecimento público e também com as reivindicações populares discutidas durante a reunião legislativa.

                      O prefeito, vice, vereadores, assessores jurídicos e contábeis e secretários municipais também compareceram na audiência pública, mas a estrela maior, conforme o presidente Marcos, foi o próprio povo, que deu contribuições importantes para a formação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que será votada pela Câmara.

                      Entre as prioridades elencadas pela população constam a construção de um matadouro para melhorar a qualidade da carne consumida no município; maior investimento em saneamento básico; calçamento de ruas; e a implantação de um campo de futebol oficial. A construção de um açude foi outra reivindicação popular. “A democracia, Constituição e a Câmara Municipal, como instituição de representação popular, dão a oportunidade para que o povo participe ativamente na construção do orçamento público e defina suas maiores necessidades”, comentou o presidente Marcos.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 16/08/2018

     

    Em Conceição e Piancó, mais de 25 mil eleitores estão aptos a votar em outubro

     



                Por Redação da Folha – Depois de Itaporanga, Conceição e Piancó são os dois maiores colégios eleitorais do Vale e, juntos, somam 25,4 mil votos. Esse é o total de votantes dos dois municípios aptos para o pleito de outubro vindouro.

                Em Conceição, o quantitativo de eleitores que vão votar nas eleições deste ano é de 13.180. O município perdeu votantes no último ano em função da revisão eleitoral para fins biométricos: são 1.416 votantes a menos do que na eleição municipal de 2016.

                 Já em Piancó, houve aumento do eleitorado, embora não tão expressivo. O número de piancoenses aptos a votar nas eleições de 7 de outubro chega a 12.272. São quase 200 eleitores a mais do que no pleito municipal. O município começa a recuperar sua massa eleitoral depois de também ter muitos registros cancelados por ocasião da biometria.

     

     

     

     

  •  

    Em 15/08/2018

     

    O que dizem os aliados de Maranhão no Vale sobre pesquisa que o coloca em primeiro

     



                   Por Redação da Folha – A pesquisa do instituto Consult, publicada no final da tarde dessa terça-feira, 14, mostra o senador José Maranhão (MDB) em primeiro lugar na corrida ao governo estadual com 22,5% das intenções de voto. Para alguns aliados do ex-governador no Vale, os números não foram surpresa.

                    “Nós já tínhamos estudos internos que mostravam Maranhão em primeiro lugar e essa pesquisa publicada ontem vem confirmar o que a gente sabia e, melhor, a tendência é de crescimento, porque José Maranhão é o único dos candidatos que conhece, de fato, a Paraíba, realizou uma gestão grandiosa em todas as áreas quando foi governador e, inclusive, muitas das obras que o atual governo tem hoje em estradas e recursos hídricos são herança da última gestão Maranhão”, comentou Ricardo Pinto, presidente do MDB de Itaporanga.

                    Ricardo, que já presidia a comissão provisória do MDB em Itaporanga, foi eleito presidente do diretório municipal do partido no último sábado, 10, quando da convenção da legenda realizada na Câmara Municipal com a presença de dezenas de pessoas. Segundo ele, Maranhão não pode comparecer em função de compromissos de última hora relacionadas à sua candidatura, mas, brevemente, retornará a Itaporanga.

                    A opinião de Ricardo sobre os números da pesquisa e perspectiva de crescimento de José Maranhão no curso da campanha eleitoral é comungada pelos demais aliados do candidato no Vale, onde Zé tem um grande apoio popular e tem o apoio de alguns prefeitos.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/08/2018

     

    Prefeito de Pedra Branca prestigia convenção e é um dos 9 do Vale a apoiar Azevedo

     



               Por Redação da Folha – O prefeito de Pedra Branca, Allan Bastos, e vereadores de sua base política participaram da convenção do PSB que homologou a candidatura de João Azevedo e Lígia Feliciano ao governo estadual, realizada em João Pessoa no último sábado, 4.

                Allan é um dos nove prefeitos regionais que apoiam a candidatura de Azevedo à sucessão estadual. Além dele, o candidato também é votado pelos prefeitos Lourival Lacerda, de Aguiar; Segundo Madruga, de Emas; José Paulo, de Santana dos Garrotes; João Nildo, de Santa Inês; Divaldo Dantas, de Itaporanga; Leonice Lopes, de Boa Ventura; Nenivaldo Ramalho, de Ibiara; e José Inácio, de Santana de Mangueira.

                “A convenção foi um grande evento político e reuniu milhares de pessoas”, disse Allan, argumentando que “estamos confiantes de que o povo da Paraíba, mais uma vez, irá reconhecer que nosso estado está muito melhor do que em 2010 e que, conseguintemente, o trabalho precisa continuar. A Paraíba se transformou em uma referência nacional em investimento e gestão pública. O Vale do Piancó recebeu incontáveis ações que melhoraram diretamente a vida das pessoas e temos a certeza que João Azevedo dará continuidade ao desenvolvimento do Vale e de toda a Paraíba”.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 05/08/2018

     

    Homologadas as 5 chapas que vão concorrer ao governo, a maioria com apoios no Vale

     



               Por Redação da Folha – As convenções do sábado e deste domingo, 5, em João Pessoa, finalizaram e homologaram as chapas que vão disputar o governo estadual e a senatória nas eleições de outubro vindouro na Paraíba. Quatro dos cinco candidatos a governador, Tárcio, Lucélio, Zé e João, têm apoios políticos no Vale.

                A chapa encabeçada pelo ex-secretário estadual, João Azevedo (PSB), tem como vice Lígia Feliciano, que já é a atual vice-governadora do estado. Para o Senado, Luiz Couto (PT) e Veneziano Vital do Rego (PSB).

                As chapas da oposição também estão definidas: Lucélio Cartaxo (PV), que é o candidato ao governo, tem como vice Micheline Rodrigues (PSDB). Para o Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro (PP).

                O senador José Maranhão (MDB) vai disputar mais uma vez o governo e tem como vice Bruno Roberto (PR). Para o Senado, Roberto Paulino (MDB) deverá ser o único candidato.

                O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) também lançou candidato ao governo estadual: a professora Rama Dantas encabeça a chapa e seu vice é o também professor Emanuel Candeia.

                Mas o primeiro partido a homologar sua chapa para disputar o governo estadual foi o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), que também foi a primeira legenda a registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. Tárcio Teixeira é o candidato a governador e sua vice Adjany Simplício. Para o Senado, Nivaldo Mangueira e Nelson Júnior. Todos são do mesmo partido. Fotos: MDB e PV fizeram convenções neste domingo em João Pessoa.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 01/08/2018

     

    Com mudança de voto do relator, TCE aprova contas de ex-prefeito de Itaporanga

     



               Por Redação da Folha – Tudo parecia caminhar para uma reprovação das contas de 2014 da Prefeitura de Itaporanga, pois na penúltima sessão em que a prestação de contas foi a julgamento no plenário do Tribunal de Contas do Estado, o relator do processo e dois conselheiros posicionaram-se pela rejeição das contas, mas um pedido de vista de um dos membros da corte mudou tudo.

                Depois de duas semanas, a prestação de contas voltou à pauta do TCE nesta quarta-feira, 1º, e o julgamento foi concluído, mas com mudança: o relator do processo reavaliou seu voto a partir de novos documentos apresentados pela defesa do ex-prefeito Audiberg Alves, que comandava administrativamente o município em 2014,  e decidiu posicionar-se favorável pela aprovação das contas do exercício financeiro referido, sendo acompanhado pelos demais conselheiros.

                No entanto, as contas foram aprovadas com ressalvas porque persistiram algumas irregularidades, motivando multas para o ex-prefeito. Entre os problemas descritos pelo relator estão déficit na execução orçamentária e financeira, contratação sem amparo legal de servidores por tempo determinado e não recolhimento previdenciário patronal, mas esta irregularidade, considerada a mais grave pela corte, foi sanada pela defesa e foi o que motivou a mudança de posicionamento do tribunal favorável ao ex-prefeito.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 29/07/2018

     

    Primeira candidatura ao governo da Paraíba é registrada na Justiça Eleitoral

     



                 Por Redação do Portal Correio/Folha do Vale - A Paraíba já tem a primeira candidatura ao Governo do Estado registrada. Quem saiu na frente e já confirmou seu nome na Justiça Eleitoral foi Tárcio Teixeira, do PSOL, que tem como vice Adjany Simplício, do mesmo partido.

                  As candidaturas proporcionais da Coligação ‘Construir Poder Popular’, que conta ainda com o PCB e UP, também foram registradas. O registro foi feito no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral e, nesta segunda-feira (30), para fechar a ‘inscrição’, o partido irá entregar ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em CD, as informações já enviadas pela internet.

                O PSOL foi o primeiro a escolher os pré-candidatos para majoritária, a reafirmar essa definição em Convenção Eleitoral e agora a registrar as candidaturas.

                  Para Tárcio Teixeira, primeiro candidato homologado em convenção, essa antecipação só é possível devido ao amadurecimento político da legenda. “Só chegamos onde chegamos por ter focado na construção programática, o que permitiu hoje estarmos na Coligação Construir Poder Popular com outros dois partidos, PCB e UP, e outras importantes lideranças. Nosso foco foi pensar a Paraíba, não conchavos políticos”, afirmou.

     

     

     

     

  •  

    Em 28/07/2018

     

    TCU encaminha à Justiça Eleitoral nomes de prováveis inelegíveis. Há gente do Vale

     



              Por Redação da Folha – Há pouco mais de dois meses para as eleições deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou, esta semana, à Justiça Eleitoral nomes de atuais e ex-gestores públicos ou de entidades não governamentais que tiveram contas de convênios celebrados com órgãos federais rejeitadas pelo TCU e que, em função disso, podem ficar impedidos de concorrer no pleito de outubro vindouro com base na Lei da Ficha Limpa.

                Entre os quase oito mil citados pelo Tribunal de Contas da União, com base em acórdãos já transitados em julgado, ou seja, que não cabem mais recursos, estão alguns ex-gestores públicos do Vale. A ex-prefeita de Piancó, Flávia Galdino, está na lista. Também aparece na relação os ex-prefeitos de São José de Caiana, José Walter, e Gildivan Lopes, além de Damião Pereira Lopes e José Emídio, os três últimos que eram integrantes da comissão de licitação do município.

                Consta ainda o nome do ex-prefeito de Santana de Mangueira, Expedito Aldeci Mangueira; do ex-prefeito de Santa Inês, Adjeferson Kleber; do ex-prefeito de Igaracy, Francisco Hélio da Costa; e do ex-prefeito de Nova Olinda, Francisco Rosado da Silva. Dois ex-prefeitos de Diamante, Hércules Mangueira, e Odoninel Mangueira, também estão na relação do TCU.

                Em Conceição, aparecem três nomes: os ex-prefeitos Alexandre Braga e João Deon Diniz por convênios reprovados, e consta ainda na lista da cidade o nome de Alexandre Silva dos Santos, ex-dirigente de uma cooperativa agropecuária, que também foi administrada, conforme o TCU, pelo senhor Marcílio Ildson de Lacerda, constante como de João Pessoa, e se trata de um convênio celebrado com o Ministério da Agricultura há 21 anos e que terminou reprovado.

               

               

     

     

     

     

     

  •  

    Em 21/07/2018

     

    Chefe do legislativo do Caiana participa de entrega solene de escola municipal

     



                  Por Redação da Folha – Representando o poder legislativo de São José de Caiana, o vereador Marcos de Chico de Dezinho, que preside a Câmara Municipal, participou da solenidade de inauguração da escola municipal Amelina Alves Leite.

                     O evento foi na tarde dessa sexta-feira, 20, e reuniu centenas de pessoas e autoridades executivas e legislativas municipais, entre as quais vereadores, secretários, o prefeito e vice. A escola vai atender alunos do ensino fundamental. Durante seu discurso, Marcos falou sobre a importância do novo estabelecimento de ensino para o desenvolvimento da educação caienense.

                     A Câmara Municipal está de recesso e, conforme o presidente, as atividades ordinárias retornarão no dia 10 de agosto. Além do pagamento dos servidores legislativos rigorosamente em dia, Marcos antecipou, em junho, uma parcela do 13º salário para os servidores, um feito inédito na gestão da Câmara e também terminou o semestre com muita coisa descutida e aprovada. “Tanto a gestão financeira e administrativa da Câmara Municipal quanto sua produção legislativa em prol da sociedade são um exemplo, o que me deixa muito satisfeito, agora estamos nos preparando para o último semestre legislativo”, comentou o presidente.

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 19/07/2018

     

    Cresce nº de eleitores em Itaporanga. Vejam votantes em todos os municípios das Zonas 33ª e 42ª

     



                  Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os cartórios eleitorais da 33ª e 42ª Zonas Eleitorais, sediadas em Itaporanga e que jurisdicionam oito municípios regionais, têm 45.558 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro desde ano, conforme levantamento da Folha nesta quinta-feira, 19.

                 A 33ª Zona tem o maior número de eleitores, com 24.254 pessoas aptas a votar e três municípios jurisdicionados. Itaporanga (foto) continua sendo o maior colégio eleitoral da Zona e da região, agora com 16.386 eleitores regularizados para exercer sua cidadania eleitoral no próximo pleito. Em relação às eleições de 2016, quando o município tinha 15.849 eleitores, houve um crescimento de 537 votantes. São José de Caiana, com 4.743 eleitores, e Serra Grande, com 3.125, são os outros dois municípios da 33ª.

                Já a 42ª Zona Eleitoral tem 21.304 eleitores aptos a votar e cinco municípios jurisdicionados, sendo Diamante o de maior número eleitoral: são 5.321 pessoas.  Em seguida vem Boa ventura (5.006), Nova Olinda (4.981), Pedra Branca (3.752) e Curral Velho (2.244).

                Desde 2015, quando houve a revisão para fins de biometria,  os oito municípios que compõem as duas zonas itaporanguenses tiveram 6.002 títulos cancelados e 370 suspensos. E, dos 3.478 que sofreram cancelamentos  na 33ª Zona, 2.567 foram somente de Itaporanga, mas novos cadastramentos e a regularização de títulos que haviam sido cancelados contribuíram para o aumento do número de votantes no município depois da revisão.

                A 42ª Zona Eleitoral, que funcionava em Cajazeiras, foi remanejada para Itaporanga no ano passado com as mudanças feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isso, Nova Olinda, que pertencia à 66ª Zona de Piancó, foi remanejada para a nova zona itaporanguense, assim como Boa Ventura, Curral Velho, Diamante e Pedra Branca, antes jurisdicionados pela 33ª Zona.

               Seções e locais - Com relação ao número de seções e locais de votação, a 42ª supera a 33ª: são 80 seções e 12 locais de votação contra 79 e 9.

               O rito até a votação – Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizarem convenção e escolherem os candidatos. O dia 15 de agosto é o último dia para registrar candidatura. A campanha eleitoral nas ruas começa no dia 16. Já no rádio e na televisão a propaganda começa no dia 31 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, que também é o último dia para os debates.

               Este ano a votação no primeiro turno ocorrerá no dia 7 de outubro e a do segundo turno, no dia 28 do mesmo mês. Os eleitores vão votar em cinco candidatos: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 10/07/2018

     

    Pré-candidato ao governo participa de roda de conversa em praça pública de Itaporanga

     



                 Por Redação da Folha – O pré-candidato ao governo estadual, Tárcio Teixeira, e sua vice, Adjany Simplício, ambos do PSOL, participaram de uma roda de conversas com filiados da legenda e populares na noite dessa segunda-feira, 9, na Praça da Matriz, centro de Itaporanga.

                  Em debate, os muitos problemas que afetam a população de Itaporanga e da Paraíba. O pré-candidato e sua vice falaram das propostas do Partido Socialismo e Liberdade para o estado, estimulando a população a romper com os figurões da política tradicional, que se alternam no comando administrativo do estado há anos sem resolver os reais problemas do povo.

                Fechamento de escolas em Itaporanga; sucateamento do hospital distrital; má execução da obra da adutora Itaporanga/Nova Olinda, que custou 13 milhões de reais e não funciona; recursos hídricos; aumento da violência urbana; opressão e violência contra as mulheres; falta de moradia popular; terceirização dos serviços escolares; e desprezo aos pobres pelo governo foram alguns dos assuntos debatidos. Propostas de solução também foram elencadas.

                Tárcio e sua vice, que também visitaram a imagem do Cristo Rei, estão percorrendo o interior do estado nos últimos dias e mostrando algumas de suas propostas para a Paraíba. A chapa será homologada em Convenção no dia 21 de julho em João Pessoa. Além da disputa majoritária, o PSOL também terá candidatos a deputado estadual e federal nas eleições de outubro.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 07/07/2018

     

    Radicado em João Pessoa, itaporanguense prepara-se para convenção partidária

     



             Por Redação da Folha - O jornalista Josinato Gomes (foto), um dos pré-candidatos do PTB à Câmara dos Deputados, já prepara sua participação na convenção que o partido realizará, entre final deste mês e começo de agosto, com participação de amigos e simpatizantes do projeto, tanto em João Pessoa como no Vale do Piancó.

             Ele centralizará sua campanha eleitoral, com mais afinco, nessas regiões, mas se diz disposto a percorrer outros municípios do estado, levando as bandeiras de sua luta política à população. De antemão, Josinato adianta que terá, como principal foco, no debate da campanha, questões ligadas ao meio ambiente, visando a sustentabilidade do processo de desenvolvimento da Paraíba.

              Natural de Itaporanga, Josinato Gomes reside na capital paraibana desde os anos 80, onde já concorreu, algumas vezes, ao cargo de vereador. Em 2014, pela mesma legenda de hoje, foi candidato a deputado federal.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 02/07/2018

     

    Não deram às caras: as ausências políticas mais comentadas na festa de Itaporanga

     



                Por Redação da Folha – Em todo ano eleitoral, os principais pré-candidatos ao governo estadual fazem do São Pedro de Itaporanga um palco para exibir suas marcas e, alguns deles, suas máscaras políticas, mas, este ano, foi diferente: eles não deram às caras por aqui: não foram ao encontro popular, apesar da festa ser a maior concentração humana do Vale.

                Diferentemente de outros anos eleitorais, quando os grandes banquetes políticos se estendiam pela Avenida Getúlio Vargas, este foi de pouca pompa política. Na principal noite de festa, no sábado, 30, as grandes lideranças do estado não compareceram.

                Os dois principais pré-candidatos pela oposição, Lucélio Cartaxo (PV) e José Maranhão (MDB), preferiram a festa de casamento do prefeito de Piancó, Daniel Galdino, em João Pessoa, enquanto o pré-candidato do governo, João Azevedo (PSB), teve uma passagem rápida e discreta por Itaporanga na sexta-feira, mas poucos tomaram conhecimento e não deram importância.

                Os principais nomes que deverão disputar o Senado também não compareceram à festa de Itaporanga, com exceção do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PSC), que pleiteia a senatoria, mas ainda não sabe que chapa vai compor. “Essa definição está a cargo da direção estadual do partido, mas devemos compor com um dos candidatos da oposição”, comentou Júnior durante entrevista.

     

     

     

     

  •  

    Em 27/06/2018

     

    Justiça determina afastamento de presidente da FPF e posse do vice, que é de Itaporanga

     



                Por Redação da Folha – Atendendo pedido do Ministério Público, a juíza Shirley Abrantes Moreira Régis, da Justiça de João Pessoa, determinou, nesta quarta-feira, 27, liminarmente, o afastamento imediato do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, que também não poderá deixar a cidade onde reside nem se ausentar de casa durante a noite.

                Outras duas medidas cautelares contra o presidente impedem que ele tenha acesso a entidades esportivas paraibanas e mantenha contanto com testemunhas do caso. Amadeu também terá que entregar o seu passa-porte à Polícia Federal. Amadeu Rodrigues é um dos 17 denunciados pelo Ministério Público à Justiça na Operação Cartola, que investiga irregularidades na federação, entre as quais a combinação de resultados de jogos do campeonato paraibano.

                Com o afastamento de Amadeu, quem deverá assumir a presidência da FPF é o vice-presidente, Nosman Barreiro Paulo, que é de Itaporanga e foi quem iniciou as denúncias de irregularidades na federação paraibana. Como a decisão é em primeiro grau, Amadeu poderá recorrer ao Tribunal de Justiça, mas, conforme alguns juristas, são poucas as chances da medida judicial ser refeita. A Folha tentou falar com o vice-presidene para saber se ele já assumiu ou não a a fedeação, mas não conseguiu contanto.

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.
Informes & Opinião

 

 

 

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados