Em 14/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 13/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 11/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 04/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 03/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 02/08/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 18/07/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 13/06/2024
Por Redação da Folha - Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Diamante, antes do recesso parlamentar de junho, a presidente do legislativo, Maria de Lourdes, deu um ultimato aos vereadores que frequentemente têm faltado às sessões e prometeu punir os faltosos a partir do próximo semestre com descontos financeiros em seus subsídios.
A decisão da presidente Lourdinha veio depois de várias sessões esvaziadas por falta de vereadores em justificativas aceitáveis do ponto de vista da lei, inclusive comprometendo a votação de projetos importantes para a sociedade.
A medida anunciada pela presidente também atende a uma necessidade de preservar a boa imagem da Câmara como casa se representação popular e dos próprios vereadores. A presidente disse que nas últimas semanas vem recebendo questionamentos da população sobre a falta constante de alguns vereadores ao trabalho.
Para Lourdinha, não há justificativa, a não ser em caso de doença, que um vereador deixe de cumprir sua obrigação de comparecer tão somente duas vezes na Câmara durante o mês para as sessões ordinárias. A partir do próximo semestre legislativo, quando a Câmara Municipal retornar às suas sessões ordinárias, o vereador terá 200 reais descontados do seu subsídio por cada sessão que faltar sem justificativa aceitável. Continuando as faltas, outras medidas poderão ser tomadas contra os parlamentares mirins faltosos como meio de moralizar o parlamento mirim.
Em 12/06/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 25/05/2024
Por Redação da Folha - O médico Djacir Brasileiro, que apoia a pré-candidatura de Jailma Sousa, do MDB, à Prefeitura de Itaporanga na eleição de outubro, falou neste sábado, 25, sobre a campanha da oposição e está otimista. Vejam
Em 02/05/2024
Por Redação da Folha - Vejam
Em 25/02/2024
Por Redação da Folha - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Diamante, sob a presidência da vereadora Maria de Lourdes, na manhã desse sábado, 24 de fevereiro, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de lei.
O principal deles é de autoria da Prefeitura e reajusta a remuneração dos professores da rede municipal de ensino de Diamante, conforme determina o Piso Nacional do Magistério. O reajuste é retroativo a janeiro e beneficia todo o magistério municipal.
No final da sessão, a vereadora Rosa da Saúde fez um alerta sobre o avanço da dengue em todo o país e apelou aos moradores urbanos de Diamante para que redobrem os cuidados com suas casas e evitem água parada, único meio eficaz de barrar a proliferação do mosquito transmissor da doença, um mal que tem acometido muita gente, conforme a parlamentar mirim.
Já a presidente da Câmara, Maria de Lourdes, parabenizou a Prefeitura pelo início da Copa Diamante, uma competição futebolística que reúne as principais equipes do futebol amador do município. A vereadora-presidente falou da importância do esporte para o entretenimento social e também como meio de garantir uma ocupação sadia aos jovens, contribuindo para sua boa formação como cidadã.
Em 13/02/2024
Por Redação da Folha – Presidida pela vereadora Maria de Lourdes, a Câmara Municipal de Diamante retornou às suas atividades ordinárias no último sábado, 10 de fevereiro, e uma polêmica dominou a maior parte da sessão legislativa, mas os vereadores buscaram pacificar o desentendimento que surgiu entre membros da comunidade rural Cabano sobre a denominação de uma praça construída na comunidade.
O Cabano, que tem centenas de moradores, ganhou uma praça e, por indicação do presidente da associação comunitária, o vereador Douglas Franco apresentou um projeto de lei denominando de Paulo Brito a obra, uma homenagem ao ex-vereador. O projeto deveria ter sido votado nesse sábado, mas não foi exatamente por causa de uma polêmica que se formou em torno da denominação, uma tentativa dos vereadores de pacificar a questão que envolve diretamente os moradores da comunidade.
O problema é que alguns residentes do Cabano não ficaram satisfeitos com a forma em que o nome foi indicado por entenderem que há outras pessoalidades que também poderiam ser homenageadas e queriam que a escolha fosse por decisão coletiva, com a avaliação de todos os nomes e a indicação do que a maioria decidisse.
Diante do impasse que se criou e com repercussão inclusive na cidade, o vereador Coronel Fonseca apresentou um requerimento propondo o adiamento da votação do projeto para que a comunidade do Cabano se reunisse e chegasse a um acordo em relação ao nome da praça. Neste mesmo sentido, os vereadores Damião Juca, Rosa da Saúde e Nego de Vazante discursaram na tribuna legislativa, enalteceram a memória do ex-vereador Paulo Brito pelo seu importante trabalho social no Cabano e em todo o município, mas entenderam que o caminho mais sensato para que não ficasse arestas entre as famílias da comunidade era adiar a votação do projeto de lei, dando oportunidade para que os moradores do Cabano abram um diálogo sobre o assunto e resolva o impasse.
Durante a sessão, a presidente da Câmara Lourdinha deu oportunidade para os dois lados da questão se pronuncissem na tribuna, representantes de familiares e moradores da comunidade, na tentativa de buscar uma solução pacífica para o problema. Tanto falou os que defendiam a votação imediata do projeto de lei com o nome de Paulo Brito, quanto os que queriam o adiamento da votação para que a comunidade pudesse se reunir e por fim à celeuma.
O requerimento adiando o projeto de lei foi posto em votação pela presidente e a maioria dos vereadores, seis a um, votou favorável ao adiamento para que a questão possa ser resolvida primeiro na comunidade e, depois, retorne à Câmara. Na próxima sessão do parlamento mirim, o tema deverá debatido novamente, mas certamente já estará pacificado. É o que todos esperam, conforme a presidente da Câmara.
No final da sessão, a comunidade Cabano voltou ao debate novamente, mas agora por outro motivo e um bom motivo. É que o vereador Damião Juca apresentou um requerimento, que foi aprovado por unanimidade, pedindo à Prefeitura a construção de uma quadra esportiva na comunidade, como meio de oportunizar aos jovens a pratica esportiva, fundamental para a formação de uma juventude sadia mentalmente e livre das drogas.
Em 20/01/2024
Por Redação da Folha - Em sessão extraordinária na manhã dessa sexta-feira, 19 de janeiro, os vereadores da Câmara Municipal de Diamante, presidida pela vereadora Maria de Lourdes, julgaram as contas do exercício financeiro de 2021, primeiro ano da gestão do atual prefeito Hermes Filho e que teve recursos movimentados na ordem de 18 milhões de reais.
A prestação de contas do prefeito recebeu parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado, mas cabe somente ao legislativo julgar as contas do gestor municipal e foi exatamente o que os vereadores fizeram nessa sexta-feira.
Com base no relatório da corte de contas, que constatou a regularidade dos gastos da gestão municipal, os vereadores julgaram pela manutenção do parecer do tribunal, ou seja, aprovaram, por unanimidade, as contas do preito Hermes Filho.
A presidente Lourdinha parabenizou o gestor municipal pela aprovação das contas e disse que isso mostra a seriedade do prefeito no trato com a coisa pública. Os vereadores Damião Juca, Coronel Fonseca e Rosa da Saúde também exaltaram a probidade do prefeito na condução das finanças municipais, destacando sua responsabilidade, bem diferente de gestões anteriores, segundo eles.
Em 18/10/2023
Por Redação da Folha – A presidente da Câmara Municipal de Diamante, vereadora Maria de Lourdes, falou sobre o Outubro Rosa durante a sessão legislativa do último sábado, 14, quando fez um alerta para que as mulheres do município busquem cuidados preventivos para evitar doenças, a exemplo do câncer de mama e do colo do útero.
A presidente Lourdinha falou sobre o propósito do Outubro Rosa, que é um movimento nacional em defesa da saúde feminina, e de sua importância para a consciência de que é preciso se prevenir, o que significa, conforme a vereadora, fazer exames preventivos, a exemplo da mamografia e avaliações ginecológicas que são disponíveis na rede pública, porque, descoberta em sua fase inicial, toda doença, inclusive o câncer, pode ser curada.
Ainda sobre o tema, a vereador Rosa da Saúde, que também é agente comunitária, falou igualmente sobre a importância das mulheres se prevenirem contra as doenças, principalmente as que mais vitimam mulheres, a exemplo do câncer de colo de útero.
Quando agente de saúde e agora como vereadora, Rosa sempre conscientizou e tem conscientizado as mulheres para que procurem os postos de saúde da família e recebam orientação médica adequada, além de algo fundamental para a saúde feminina que são os exames preventivos.