Notícias >> Fundação JFS
  •  

    Em 02/12/2018

     

    Fundação realiza atividade sobre cordel e distribui folhetos em escola de Nova Olinda

     



                   Por Redação da Folha – Foi durante a Primeira Feira Cultura da escola municipal Maria Dionísia de Sousa, no distrito de Manguenza, município de Nova Olinda. Entre os gêneros artísticos que participaram da exposição,  destaque para a literatura popular. O cordel ganhou um espaço especial no evento, com exposição oral e também de trabalhos de poetas e poetisas da cidade e região.

                    Convidada, a fundação cultural e humanitária José Francisco de Sousa, que tem sede em Itaporanga, participou da feira e distribuiu dezenas de folhetos com alunos do educandário, especialmente os que enfocaram o gênero nordestino.

                     A fundação, através do seu representante na feira cultural, também fez uma breve palestra sobre a literatura cordelista e recitou trechos de alguns poemas clássicos e também de artistas regionais. Os alunos igualmente contribuíram com entidade doando alimentos para campanhas de apoio nutricional promovidas pela entidade ao longo do ano. Foto: alguns dos muitos estudantes que participaram do projeto.

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 01/11/2018

     

    Veio de São Paulo 1ª inscrição para Concurso Literário de Itaporanga promovido por fundação

     



               Por Redação da Folha – Veio de São Paulo, especificamente da cidade de Martinópolis, a primeira inscrição para o 7º Concurso Literário de Itaporanga promovido pela fundação José Francisco de Sousa. Trata-se de uma poetisa de pseudônimo Alma Peta.

             As inscrições para o certame literário, que são gratuitas, começaram no dia 20 de outubro, Dia do Poeta, e vão até o último dia deste ano. A divulgação do resultado e a premiação dos vencedores ocorrerá no último sábado de janeiro de 2019. Poetas e poetisas de Itaporanga e de qualquer lugar do mundo podem participar. São duas categorias: cordel e clássica.

     

    Vejam o regulamento:

     

    7º Concurso Literário de Itaporanga
    Constituição e Regulamento

    Cumprindo o que determina seus objetivos estatuários, especialmente o Artigo 2º, alíneas b e c, a Fundação José Francisco de Sousa, situada na Av. Padre Lourenço-392, Itaporanga, Paraíba, institui concurso de poesia denominado 7º Concurso Literário de Itaporanga, objetivando o estímulo à produção literária e a revelação de novos valores no campo da poesia clássica e popular e a celebração do 20 de outubro, Dia do Poeta, conforme o seguinte:
    1 - Das categorias poéticas e gratuidade:
    O concurso vai premiar duas categorias: a poesia erudita e a popular ou cordel, como também é conhecida, podendo qualquer pessoa, independentemente de idade e grau de instrução, inscrever, gratuitamente, sua obra em um dos dois gêneros poéticos.
    2 – Das inscrições:
    O período de inscrição de obras no concurso será de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2018. O envio das poesias pode ser feito pelos Correios ou diretamente na sede da fundação, localizada na Avenida Padre Lourenço – 392, Itaporanga, Paraíba. Cep 58.780-000. Ou ainda pelo e-mail folhadovali@yahoo.com.br
    3 – Do encaminhamento das obras:
    O encaminhamento das obras pelos Correios, diretamente na sede da entidade ou por e-mail garantirá a inscrição do candidato (a), desde que dentro do prazo que trata o item anterior. A poesia poderá ser digitada ou manuscrita, mas não poderá trazer o nome nem qualquer sinal indicativo do autor, que deverá se identificar em uma folha à parte, constando nome completo, endereço, telefone e alguma informação sobre sua vida e obra. Um mesmo candidato poderá inscrever trabalho poético nas duas categorias, concorrendo em cada uma das duas modalidades poéticas com apenas um trabalho.
    4 – Da análise das obras e divulgação do resultado:
    Caberá ao corpo editorial do jornal Folha do Vale e especialistas convidados analisar as obras, avaliando critérios como riqueza, técnica e beleza literárias para definir os vencedores do certame, cujo resultado será divulgado em solenidade realizada às 20h do último sábado de janeiro de 2019, na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, 392, Itaporanga, PB, ou em praça pública, se houver conveniência.
    5 – Da premiação:
    Do 1º ao 10º lugar nas duas categorias, os candidatos (as) receberão medalhas e todos os participantes do certame literário receberão Certificado de Participação, desde que solicitado. A premiação dos ganhadores ocorrerá imediatamente após a divulgação do resultado durante a solenidade, conforme data e horário que tratam o item anterior. Todos os candidatos serão convidados a participar do evento, sendo opcional a presença no evento de premiação. Quem desejar receber sua medalha e Certificado em casa poderá requerer da entidade, mas precisará arcar com os custos da postagem pelos Correios.
    6 – Do direito autoral e a eliminação do candidato (a):
    A obra enviada ao concurso terá que ser obrigatoriamente de autoria do candidato que a inscreveu, sendo que o plágio ou apropriação indevida de obra de outro autor resultará na eliminação imediata do candidato (a).
    7 – Da publicação das obras participantes do concurso:
    A Fundação José Francisco de Sousa poderá publicar em livro, revista ou jornal as obras participantes do certamente desde que não seja com fins lucrativos, e sendo seus autores avisados previamente da publicação, tendo acesso a exemplares dos impressos onde seus escritos foram publicados.

     

    Itaporanga, 20 de outubro de 2018.

     

    Francisco Nailton Otaviano Neto
    Diretor-Presidente
    (83) 9994-2794

    E-mail: folhadovali@yahoo.com.br

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 

 

 

 
Informes & Opinião

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados