Em 13/06/2024
Por Redação da Folha - Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Diamante, antes do recesso parlamentar de junho, a presidente do legislativo, Maria de Lourdes, deu um ultimato aos vereadores que frequentemente têm faltado às sessões e prometeu punir os faltosos a partir do próximo semestre com descontos financeiros em seus subsídios.
A decisão da presidente Lourdinha veio depois de várias sessões esvaziadas por falta de vereadores em justificativas aceitáveis do ponto de vista da lei, inclusive comprometendo a votação de projetos importantes para a sociedade.
A medida anunciada pela presidente também atende a uma necessidade de preservar a boa imagem da Câmara como casa se representação popular e dos próprios vereadores. A presidente disse que nas últimas semanas vem recebendo questionamentos da população sobre a falta constante de alguns vereadores ao trabalho.
Para Lourdinha, não há justificativa, a não ser em caso de doença, que um vereador deixe de cumprir sua obrigação de comparecer tão somente duas vezes na Câmara durante o mês para as sessões ordinárias. A partir do próximo semestre legislativo, quando a Câmara Municipal retornar às suas sessões ordinárias, o vereador terá 200 reais descontados do seu subsídio por cada sessão que faltar sem justificativa aceitável. Continuando as faltas, outras medidas poderão ser tomadas contra os parlamentares mirins faltosos como meio de moralizar o parlamento mirim.