Em 12/09/2018

 

Somente em três municípios do Vale, rede estadual de ensino alcançou metas do Ideb

 



             Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – Os números do desempenho das escolas estaduais do Ensino Fundamental I e II no Vale mostram que apenas nos municípios de Nova Olinda, Olho D’água e Pedra Branca a rede estadual de ensino, de responsabilidade do Governo do Estado, conseguiu atingir suas metas individuais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas duas fases do fundamental, referentes ao ano passado, conforme levantamento da Folha.

             Os números apurados pelo Ideb foram divulgados na última terça-feira, 4. Um destaque para Pedra Branca, que alcançou suas metas na rede municipal de ensino nas duas fases do fundamental e repete a mesma façanha nas escolas estaduais que funcionam no município.

              Mas no Fundamental I, a maior média (5,7) foi obtida pela rede estadual em Nova Olinda, ultrapassando, inclusive, a meta projetada pelo Ministério da Educação para 2017, que foi de 5,5 e alcançou a do país para o ano que vem.

               No Fundamental II, Nova Olinda também conseguiu alcançar a meta de 4,9 projetada para a sua rede estadual, perdendo somente para a rede estadual de Serra Grande, que obteve 5,3 de média.

           As notas dos outros dois municípios onde as escolas estaduais atingiram as metas em sua rede nas duas fases do fundamental: Olho D’água (5,3 no Fundamental I -  a meta era 5,1; e 3,9 no Fundamental II – a meta era 3,8); Pedra Branca  (5,1 no Fundamental I -  a meta era 4,8; e 3,7 no Fundamental II – a meta era 3,3).

            Itaporanga e os outros três maiores – A rede estadual em Itaporanga conseguiu alcançar a meta no Fundamental I, que era de 4,1, mas no Fundamental II a meta de 4,0 não foi batida, uma vez que tirou 3,9 pontos. O mesmo ocorreu com Conceição, que somente atingiu a meta nas séries iniciais (4,9 ante 4,4) em suas escolas estaduais, mas patinou nas finais (2,8 ante 4,2). Já a rede estadual em Coremas e Piancó não atingiu as metas em nenhuma das fases do fundamental.  

             Rendimento escolar e prova - O Ideb é um índice que leva em conta rendimento escolar (taxa de aprovação, abandono e reprovação) e, no caso do ensino fundamental, desempenho na Prova Brasil, aplicada para estudantes do 5º e 9º ano do fundamental nas disciplinas de Matemática e Português. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas estipuladas até 2021, quando a projeção para o Fundamental I é de 6,0 e de 5,5, para o Fundamental II.

 

 

 

 

 

 

 

Informes & Opinião

 

 

 

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados