Em 12/03/2018

 

Publicada nesta segunda ato que embarga obra na serra do Cristo, mas estado poderá recorrer

 



           Por Redação da Folha – Atendendo recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Itaporanga anulou o alvará de construção e embargou a obra de instalação de Estação de Rádio Base, que é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado. O ato do prefeito foi publicado oficialmente nesta segunda-feira, 12.

             O projeto, que prevê torre autoportante, instalação de container, ligação elétrica e muro de proteção, está sendo executado pela firma Motorola Solutions Ltda. O problema é que a obra fica próxima à estátua do Cristo Rei e, no entender do Ministério Público, pode comprometer o monumento religioso, que tem valor histórico, cultural, paisagístico e turístico para o município e região, o que o motivou a recomendar à Prefeitura a anular o alvará e embarcar a obra, o que foi atendido.

                No entanto, como se trata de uma obra de interesse público, que deve se sobrepor a qualquer um outro, uma vez que, conforme o estado, vai modernizar e ampliar as comunicações policiais, a Segurança Pública e Defesa Social e a empresa vencedora da licitação deverão recorrer à Justiça para conseguir instalar o equipamento.  Além disso, o governo considera que a obra não vai comprometer a visibilidade da imagem católica porque está localizada há mais de 165 metros da estátua.

                O Cristo Rei foi uma das grandes obras de Padre Zé Sinfrônio, cujos restos mortais estão sepultados aos pés da estátua, mas seu túmulo continua anônimo, mesmo depois de 11 anos de sua morte. Pessoas de fora que chegam ao Cristo e a nova geração da cidade e região não sabem que ali está sepultado um sacerdote. Falta também um memorial sobre a história e feitos do grande padre.

 

    Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados