Em 15/11/2019

 

Presos em ação policial em Santana de Mangueira têm preventiva decretada durante audiência de custódia

 



           Por Redação da Folha – As oito pessoas presas durante uma operação policial no sítio Pau Ferro, município de Santana de Mangueira, entre a madrugada e a manhã dessa quarta-feira, 13, foram conduzidas à cadeia de Conceição e autuadas em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de arma e porte de explosivo.

            Entre os presos está uma mulher, Joana Duarte da Silva Neto, viúva de José Valdeir Cândido Rodrigues, conhecido como Gordo de Princesa, morto durante a operação policial e tido pela polícia como o cabeça do grupo, que é suspeito de envolvimento em diversos crimes, entre os quais roubo a bancos. Uma grande quantidade de armas, entre espingardas calibre 12, metralhadora, revólver, pistola e explosivos, foram apreendidos, assim como uma moto adulterada e um carro com registro de roubo.

        Durante audiência de custódia realizada nessa quinta-feira, 14, no fórum de Conceição, todos os autuados tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Antônio Eugênio, que também determinou, por medida de segurança, o recolhimento dos custodiados no sistema prisional de Cajazeiras. Havia um pedido da defesa dos acusados, principalmente da viúva, de acompanhar o velório do esposo, o que foi negado pelo magistrado, argumentando que ainda não havia data e horário definidos para o sepultamento nem condições estruturais de segurança para o translado dos presos.   

            Em trecho de sua sentença, o juíz destacou que “infere-se que há prova da materialidade e indícios suficientes de autoria dos delitos, logo, dúvidas não restam de que deva ser decretada em desfavor dos flagranteados a custódia cautelar. No caso dos autos, o modus operandi da prática delitiva demostra o grau de periculosidade dos custodiados, uma vez que a conduta dos mesmos apresentam características de organização criminosa estruturada para a prática de assalto a bancos na região, o que indica a concreta nocividade social dos custodiados. Salienta-se que tratam-se de pessoas que tem laços familiares com o acusado que foi morto durante a operação, José Valdeir, “Gordo de Princesa”, sendo pai, esposa, tios e primos do mesmo. Ressalta-se que há fortes indícios na participação dos flagranteados em outras empreitadas criminosas e pelo material que foi apreendido existindo forte suspeita de que os mesmos estavam planejando uma empreita criminosa”.

            Durante depoimento ao delegado José Pereira, por ocasião da lavratura do flagrante, todos eles negaram envolvimento nos crimes e questionaram a legalidade da ação policial que resultou na morte de Gordo, mas, conforme o delegado, não apresentaram provas das acusações. Quatro advogados estão na defesa dos acusados. Além de Joana Duarte, os presos são Manoel Cândido Soares, chamado de Valdir, Damião Cândido Soares, Samuel Ferreira Gomes Pena, José Leonardo Pereira dos Santos, Jorge Henrique dos Santos Fernandes, Pedro Rodrigues dos Santos, conhecido como Pedrão, e Cícero Soares dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados