Em 30/12/2018

 

Prefeituras do Vale gastam fortuna com consultoria, e em três delas despesa beira o absurdo

 



             Por Redação da Folha - Até o final deste ano, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado, 16 Prefeituras do Vale terão gastado quase 2 milhões de reais com serviço de consultoria, uma despesa exagerada e questionável: é difícil entender que haja tanta necessidade desse tipo de serviço na gestão municipal a ponto de justificar uma despesa tão alta em uma região onde a extrema pobreza e a saúde pública são realidades vergonhosas.

            Se as Prefeituras já têm procuradores municipais, advogados nos seus quadros de pessoal e bem pagos escritórios de contabilidade, por que um gasto milionário com consultoria? O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público parecem ainda não terem despertado para esses exageros com o dinheiro público.

            Do exagero ao absurdo: três Prefeituras regionais, Boa Ventura e Santana dos Garrotes, apesarem de serem pequenas, estão entre as que têm gastos astronômicos com consultoria. Entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, o município santanense gastou com serviço de consultoria 381,6 mil reais, bem acima do que gastou com obras para a população de Santana no mesmo período.

            Em Boa Ventura, no ano passado, a Prefeitura gastou 257,6 mil reais com serviços de assessoria, mas apenas 50 mil reais com obras e instalações em benefício da população do município, que tem um alto índice de pobreza. Agora, em 2018, até novembro, a despesa chegou a 206 mil reais.

            Até novembro deste ano, o gasto com consultoria pela Prefeitura de Nova Olinda chegou a 270 mil reais, uma quantia que deverá crescer ainda mais quando contabilizada a despesa de dezembro com esse tipo de serviço.

            Entre as maiores Prefeituras regionais, Conceição foi quem mais gastou com esse tipo de serviço este ano, chegando a 206 mil reais em 11 meses. Depois vem Itaporanga, que teve um gasto, entre janeiro e outubro, de 130 mil reais. Piancó vem em seguida com um gasto de 87,7 mil; e, depois, Coremas, que teve a menor despesa, apenas 10,6 mil reais.

 

 

 

 

 

 

           

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados