Em 26/07/2019

 

Os impactos do governo Bolsonaro na economia de Itaporanga

 



             O setor de comércio e serviço, que é a força motriz da economia de Itaporanga, está retraído: os negócios caíram muito em todas as áreas e não há expectativa de recuperação tão cedo, ao contrário: os cortes em benefícios sociais e previdenciários que o governo Bolsonaro tem realizado, o que já é em parte a causa da queda na circulação de dinheiro, tendem a agravar a situação.

            Muita gente está ficando sem renda e isso impacta a economia drasticamente. O pente-fino nos benefícios da Balsa Família e, principamente, da Previdência, que de Temer para cá já cortou cerca de um milhão de benefícios e, como quer o atual governo, deve passar a faca em mais dois milhões, o que reduz ainda mais o consumo e, consequentemente, a demanda do comércio, dos serviços e da indústria, não é o único problema: o governo agora resolveu infringir a própria Constituição e pagar a apenas meio salário mínimo a algumas categorias de beneficiários da Previdência, ou seja, é também menos dinheiro na economia.

            Além de dificultar o acesso à aposentadoria rural e ao amparo assistencial para idosos e deficientes sem renda e tirar renda e benefícios de muita gente em função de medidas provisórias implementadas a partir de janeiro, o governo agrava um outro problema da economia: o desemprego, em função de medidas impensadas em sua política externa, reduzindo as exportações e os investimentos estrangeiros no país. Depois de comprar briga com o mundo árabe, um dos nossos maiores exportadores, o recente desentendimento diplomático com o Iran, também parceiro do nosso agronegócio, pode agravar ainda mais nossa situação econômica.

            Com os negócios globalizados, o que se decide do outro lado do mundo pode afetar nosso pé de serra qui, onde a taxa de desemprego superar em muito o índice nacional e a economia ainda é muito dependente do setor público e previdenciário.

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados