Em 17/08/2019

 

Os 20 anos de uma iniciativa que revolucionou o transporte de pessoas em Itaporanga

 



                Por Redação da Folha – O mototáxi melhorou a vida das pessoas e hoje milhares delas são usuárias do serviço de transporte em Itaporanga, onde, diariamente, ao menos 50 mototaxistas transportam gente e produtos para os mais distintos e distantes pontos da cidade e da zona rural.

                A mobilidade social avançou com a condução de passageiros sobre duas rodas, além de ser um transporte rápido e barato, e o serviço também gerou emprego para muita gente. O mototáxi apareceu em Itaporanga há 20 anos por inciativa do polivalente Antônio Modesto. Ele contou que, na época, morava em Sousa e ficou desempregando. Foi quando surgiu a ideia de levar o serviço para Itaporanga e deu certo.

                A primeira praça de mototáxi foi batizada por ele de Furafila e tinha apenas sete mototaxistas. Um desses pioneiros ainda hoje está na ativa: é o carismático Luiz Pereira Lima, mais conhecido como Luiz Bode, considerado o preferido das mulheres, mas ele também carrega homens e encomendas diversas: de feira a frizer.  Estima que, em duas décadas, já tenha corrido quase 80 mil quilômetros, o que significa duas voltas ao redor da Terra.

                O Furafila fez tanto sucesso, como lembra Antônio Modesto, que virou time de futebol e em2002 conseguiu o título do Poeirão, um dos maiores torneios de futebol amador do país. Para comemorar a data, ele pretende promover uma grande comemoração no dia 20 de novembro deste ano, quando ocorrerão eventos e premiação para as pessoas e profissionais da área.

              “Vamos fazer uma grande festa porque a data merece ser comemorada: hoje Itaporanga depende desse serviço e o Vale do Piancó também, mas tudo começou aqui, foi nossa inciativa que fez com que o motatáxi se expandisse para toda a região”, comentou Tonho Modesto, como popularmente é conhecido.  Fotos: Antônio e Luiz, os pioneiros.

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados