Em 10/09/2024
Por Redação da Folha - O corpo do ex-prefeito José Wil Rodrigues da Silva, que havia completado 87 anos no último dia 1º de julho, foi sepultado no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, na manhã dessa segunda-feira, 9 de setembro. Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento. Ele deixa a esposa Mariza Procópio Rodrigues e seis filhos.
Wil viveu seu auge profissional no tempo em que o algodão dominava e enriquecia os campos sertanejos. Dirigiu, entre as décadas de 50 e 60, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra) em Itaporanga, empesa responsável pela exportação do algodão produzido no Vale. De chefe do escritório local foi promovido a inspetor da Sanbra em quatro estados nordestinos.
Dirigiu posteriormente outras importantes instituições privadas e públicas, a exemplo da Cooperativa Agrícola da Paraíba e de usinas no interior do estado, além do comando administrativo de maternidades no Rio Grande do Norte e na Paraíba, a Cândida Vargas.
No entanto, o cargo que mais o enchia de orgulho foi o de prefeito. Administrou o município por duas vezes: entre 1988 e 1992 e entre 2001 e 2004. Entre os destaques de sua gestão, o asfaltamento do centro, a construção do terminal rodoviário e da creche Edite Fonseca, além de dezenas de ruas calçadas. Will Rodrigues deu uma importante contribuição a Itaporanga como administradou empresarial e prefeito por dois mandatos. Foi um exemplo também de devoção e amor à terra.