Em 27/07/2021

 

No Dia do Pediatra, homenagem à memória do homem que mais salvou crianças em Itaporanga e no Vale

 



         Por Redação da Folha – Filho natural do sítio Cardoso, município de Itaporanga, Paulo Soares foi um dos grandes pediatras do Nordeste, inclusive referência para muitos formandos na área durante toda a sua vida profissional e acadêmica. 

         Seus conhecimentos também deram uma grande contribuição para o desenvolvimento da pediatria regional. No entanto, o mais importante de sua vida na medicina infantil foi a devoção: salvou incontáveis crianças de várias gerações do Vale, principalmente de Itaporanga e Conceição, onde atuou por muito tempo no serviço público. Mesmo sem equipamentos e exames para auxiliar no seu trabalho na região, seu conhecimento foi fundamental. O consultório em João Pessoa também recebia diariamente muitas crianças do Vale e de todo o estado.

          Dr. Paulo Soares, que era irmão do deputado estadual Soares Madruga, o maior benfeitor de Itaporanga, faleceu na capital aos 80 anos em 12 de fevereiro de 2019. Dr. Paulo também era escritor e deixou livros publicados, entre os quais “Nos tempos de Pedro Américo”, além de várias cartilhas de orientação aos pais para a saúde das crianças. A fundação humanitária José Francisco de Sousa homenageia a memória deste importante brasileiro, filho do Cardoso, como gostava de dizer. 

 

 

 

 

         


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados