Em 11/11/2017

 

Milhares de estudantes do Vale retornarão a Itaporanga neste domingo para mais um desafio

 



Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Neste domingo, 12, milhares de estudantes regionais enfrentarão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 em Itaporanga, que é uma das cidades brasileiras onde ocorre a aplicação das provas e vai receber inscritos de todo o Vale.  Eles devem, novamente, ficar atentos para o horário de fechamento dos portões das escolas onde farão os exames: às 12h (horário local), o que significa 13h (horário de Brasília).

 Neste segundo dia de testes, serão aplicadas provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que terão duração de 4h30. No domingo passado, dia 5, com um tempo disponível de 5h30, os estudantes regionais se submeteram a provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, que teve como tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

 Mais de 6,7 milhões de estudantes em todo o país se inscreveram para participar do Enem este ano, mas 30% não compareceram para fazer o exame. Na Paraíba, dos 189,1 mil inscritos, os faltosos chegaram a 25,9%, sendo o segundo menor índice de abstenções entre todos os estados.  O menor foi do Piauí, que teve abstenção de 25,3%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame.

Passaporte para o ensino superior - O Enem é o passaporte de entrada para o ensino superior público e particular, por meio, respectivamente, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Uma boa nota no exame também poderá garantir um financiamento estudantil público, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem em dois domingos - É o primeiro ano em que o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos, uma das mudanças feitas Ministério da Educação (MEC) após consulta popular. Até o ano passado, as provas eram feitas em um único final de semana, no sábado e domingo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados