Em 22/02/2021

 

Mais uma vítima de empréstimo fraudulento procura delegacia de Itaporanga

 



          Por Redação da Folha – A aposentada rural Maria Soares, de 66 anos, é cliente do Bradesco e foi surpreendida por um empréstimo de quase 10 mil reais em seu benefício previdenciário. O desconto mensal chega a mais de 270 reais, além de outros indevidamente.

           Moradora do sítio Cafundó, zona rural de Diamante, ela, na companhia de uma filha, procurou a delegacia de Itaporanga nessa sexta-feira, 19, para registrar oficialmente o fato e buscar providências na Justiça. A idosa argumenta que nunca assinou nenhum contrato de empréstimo neste valor nem teve acesso a tento dinheiro.

          Além do empréstimo fraudulento, a aposentada descobriu outro desconto indevido em sua aposentadoria: um seguro de vida que ela nunca autorizou. “São tantos descontos que o banco faz que tem mês que ela recebe menos de 600 reais”, lamentou a filha da idosa, que pretende mudar de banco. Vai procurar um estabelecimento bancário público.

          Empréstimos irregulares e descontos ilegais no benefício de aposentados rurais são uma constante. Já há milhares de vítimas em Itaporanga e na região, mas tudo começa quando eles botam o pé pela primeira vez no banco para receber o primeiro pagamento.

           Os aposentados são obrigados, como muitos relatam, a abrir conta corrente e ficar pagando uma taxa de manutenção ao banco mensalmente, além de se tornarem vulneráveis a todo tipo de desconto indevido. O aposentado rural não tem obrigação de abrir conta corrente. É direito dele receber o seu benefício no cartão magnético sem nenhum custo, podendo fazer, inclusive, empréstimo.

          Há uma investigação em curso no Ministério Público de Itaporanga contra o Bradesco por, supostamente, obrigar os aposentados rurais a abrir conta corrente sem necessidade.

          

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados