Em 08/06/2018

 

Itaporanga foi um dos municípios que mais choveu este ano na PB. Vejam números

 



          Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Em cinco meses, entre janeiro e maio deste ano, choveu 809,4 milímetros em Itaporanga, conforme informou Pedro Filho, chefe do escritório regional da Cagepa, com sede na cidade e responsável pela coleta dos dados pluviométricos. A pluviosidade registrada no período coloca o município em primeiro lugar no Vale e um dos primeiros do estado em chuva este ano.

          As precipitações possibilitaram segurança hídrica ao município, com o sangramento de pequenos e grandes açudes, como o Cachoeira dos Alves, que abastece a cidade e que chegou a secar em 2016. Além de água, as chuvas também contribuíram para o plantio das tradicionais culturas agrícolas (arroz, milho e feijão) e de pastagem para os animais. Foi o maior inverno de Itaporanga nos últimos oito anos.

          O mês mais chovido foi o de janeiro, que registrou 315,7mm de precipitação e no qual ocorreu a maior pluviosidade: foram 212 mm d’água caídas no dia 27, uma indicação de que o ano iria ser de bom inverno.

          O segundo mês que mais choveu foi o de abril, com 232,5 de precipitação. Em seguida veio fevereiro, com 123,2 mm. Em março choveu apenas 75 mm, pouco acima do que choveu em maio passado, que foi de 63 mm.

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados