Em 12/08/2019

 

Hacker clona celular do prefeito de Serra Grande e consegue desviar dinheiro público

 



               Por Redação da Folha – O prefeito de Serra Grande, Jairo Halley, foi vítima de um golpe ao ter o seu celular invadido e clonado, mas o prejuízo ficou para os cofres públicos: 60 mil reais foram desviados do Fundeb, que é o fundo que custeia a educação municipal.

                Na quarta-feira da semana passada, ele teve o chip do seu celular clonado por um hacker, que começou a utilizar o WhatsApp do prefeito como se fosse ele próprio. O aparelho telefônico de Jairo ficou por horas sem atividade, e o gestor municipal imaginou que seria algum problema na operadora de telefonia móvel, mas, enquanto isso, o falsário estava empreendendo um desfalque contra a Prefeitura.

                Passando-se pelo prefeito, o hacker contactou, por meio do WhatsApp do próprio gestor, o secretário de finanças e perguntou se havia algum saldo na conta do Fundeb. Ao responder que sim e dizer a quantia disponível, foi autorizado a depositar os valores em duas contas particulares, uma delas do Banco do Brasil no estado do Maranhão e a outra no banco Votorantim, em São Paulo.

                De acordo com o delegado Glêberson Fernandes, que iniciou a apuração do caso e conversou com a Folha, o secretário de finanças chegou a expressar estranheza com a transação financeira ordenada, mas o estelionatário, fingindo ser o chefe do executivo municipal, argumentou que se travava de um convênio e que a Prefeitura teria um retorno de meio milhão de reais. Como tinha certeza que estava trocando mensagens com o prefeito, o secretário fez as transferências bancárias solicitadas, e somente horas depois que se encontrou pessoalmente com o gestor é que os dois descobriram que se tratava de uma fraude e correram à delegacia.

                Uma queixa foi prestada na delegacia de Itaporanga e o caso começou a ser apurado. A polícia quer tentar descobrir a identidade do hacker, mas recuperar o dinheiro é difícil. Não é o primeiro caso de golpe envolvendo prefeito na região. Meses atrás, uma pessoa passando-se pelo gestor municipal de Curral Velho aplicou um golpe em uma casa lotérica da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados