Em 25/03/2016

 

Governo retira canal de rádio educativa de Itaporanga para beneficiar poderoso grupo de comunicação do estado

 



          Por Redação da Folha – Durante seis anos, entre 2006 e 2011, a fundação José Francisco de Sousa lutou junto ao Ministério das Comunicações pela implantação de um canal de rádio educativa em Itaporanga, primeiro e importante passo para o município e o Vale terem futuramente uma emissora de rádio voltada à educação, atuando em parceria com escolas e movimentos culturais e sociais.

            O bom projeto que mostrou a viabilidade técnica do canal e a necessidade de uma emissora educativa para o Vale motivou o Ministério das Comunicações a implantar o canal 271E em Itaporanga, coroando com êxito o trabalho da fundação. A entidade, como outras, estava no aguardo do Aviso de Habilitação, uma espécie de concorrência pública, para requerer a exploração do serviço de rádio educativa, ou seja, a instalação da emissora FM, mas o que veio foi uma péssima notícia.

            Sem qualquer justificativa, o governo retirou o canal 271E de Itaporanga e, em seu lugar, implantou outro, o 265C, mas este é comercial e o seu intuito é atender o Sistema Correio, grupo privado de comunicação do estado que tem uma emissora AM no município e requereu sua migração para FM.

            Para atender o grupo, que tem grande influência política no estado, o governo prejudicou o interesse e a necessidade de Itaporanga de ter uma emissora voltada, exclusivamente, à educação e à cultura. Conforme especialistas, o Ministério das Comunicações poderia viabilizar a migração da rádio comercial AM para FM sem ter que prejudicar o canal educativo já implantado ou deslocá-lo para outra frequência, mas o canal simplesmente desapareceu do Plano Básico de Distribuição de Canais, da Anatel. O caso foi denunciado na Ouvidoria do Ministério e pode terminar na Polícia Federal.  Imagem: canal educativo de Itaporanga aparecia no Plano Básico como mostra essa imagem de 2012, mas foi retirado misteriosamente no ano passado.

            Serra Grande: por solicitação do IFPB, o governo implantou um canal educativo na cidade de Serra Grande e já abriu o Aviso de Habilitação, e o instituto, que tem um campus em Itaporanga, é o principal concorrente. Se vencer a disputa pública pela emissora, vai implantar a rádio para suas finalidades educativas.

 

 

            Folha Empresa. Direito Reservado. Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais.


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados