Em 30/08/2024
Por Redação da Folha - O fechamento repentino da agência do Bradesco da cidade de Conceição, ocorrida no dia 23 de agosto, não trouxe somente surpresa, mas prejuízos também: os mais prejudicados são os aposentados rurais, a maior parte dos quais idosos, e pessoas com deficiência que recebem o BPC. Gente de todos os municípios circunvizinhos também foi afetada, principalmente porque o fechamento do banco coincidiu com o período de pagamento da previdência.
Sem comunicação prévia aos seus clientes nem à rede bancária, o Bradesco fechou as portas em Conceição e o pagamento dos beneficiários da previdência foi transferido para o Banco do Brasil sem que a agência local tivesse se preparado para isso. “Da noite para ao dia, as contas de milhares de pessoas apareceram no Banco do Brasil sem que a gente tivesse conhecimento nem condição de cadastrar milhares de pessoas, quase todas prioritárias”, disse um funcionário do Banco do Brasil, classificando como irresponsável o ato do Bradesco.
Como consequência do fechamento da agência e o repasse da responsabilidade como o órgão pagador para o Banco do Brasil, milhares de pessoas corressem à agencia do BB de Conceição, gerando caos e sofrimento de idosos e deficientes. A agência do Banco do Brasil de Itaporanga também foi afetada pela demanda: muita gente com mobilidade reduzida precisou se deslocar dezenas de quilômetros para receber seu pagamento.