Em 04/05/2021

 

As rapidinhas da Folha. Notícias desta terça, 4.

 



 

Bombeiros em Itaporanga

 

           Hoje, 4 de maio, é o Dia Internacional do Bombeiro e é importante lembrar que funciona em Itaporanga, cobrindo toda a região, uma Companhia do Corpo de Bombeiros. Vejam os telefones diretos da companhia de bombeiros militar de Itaporanga: 3451-2881 ou 3451-2913.

 

 

Mortes depois das duas doses

 

         O número de óbitos pela Covid-19 em Itaporanga aumentou para 23 nessa segunda-feira, 3. A professora aposentada Joselita Lacerda, de 70 anos, que já enfrentava problemas cardíacos, não resistiu a uma grave infecção pulmonar gerada pela virose, apesar de ter recebido as duas doses da vacina contra a doença. Ela estava internada em Patos havia mais de uma semana. Muito querida e conhecida na cidade, dona Joselita lecionou durante muitos anos na escola Semeão Leal, a mais antiga da cidade. Ela deixa esposo e filhos.           

          É o segundo caso consecutivo de morte de idosa na cidade mesmo depois das duas mulheres terem tomado a segunda dose da vacina. Foram vacinadas, mas contraíram o vírus antes de adquirir imunidade completa, o que só é possível depois dos 50 ou 60 dias após a segunda imunização, conforme alguns infectologistas.

 

 

 Prorrogado o decreto estadual

 

        O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira, 3, o decreto 41.219 que prorroga os efeitos do decreto sanitário anterior (o 41.175) até o dia 19 de maio. O governador João mantém tudo aberto no estado, da butique ao boteco, menos as escolas públicas, o que tem causado revolta entre os pais dos estudantes matriculados nas redes estaduais e municipais. “O pai ou a mãe de estudante da escola pública que der um voto a este governador na eleição do próximo ano não tem vergonha na cara”, desabafou a mãe de três crianças matriculadas na rede pública de Itaporanga.

 

 

Conceição e a sinalização de reabertura das escolas públicas

 

           A Prefeitura de Conceição publicou um novo decreto sanitário nesta terça-feira, 4, com vigor até o dia 17 de maio. É o decreto 024/2021. O novo decreto mantém comércio e serviços abertos, mas, conforme seu artigo 6º, “Fica proibida todo e qualquer tipo de festas, vaquejadas, bolão de vaquejadas, apresentação artística e/ou cultural, o uso de paredões e demais aparelhos sonoros, e/ou eventos que possibilitem aglomeração de pessoas, mesmo em ambiente privado”. Quem desrespeitar, terá o estabelecimento fechado por 7 dias.

           Já no Artigo 9º, a Prefeitura de Conceição sinaliza para a reabertura das escolas públicas de ensino infantil e fundamental na modalidade híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas na rede municipal. Não há informação de como e quando isso será efetivado, mas é uma boa notícia.

 

        

Debate na rádio Boa Nova sobre educação

 

        Representando a fundação humanitária José Francisco de Sousa, o jornalista Sousa Neto participou de um debate nessa segunda-feira, 3, no jornal da rádio comunitária Boa Nova FM, comando por J. Paulo e Júnior Viriato, sobre educação escolar. A entidade não governamental tem feito uma campanha em nível regional e estadual junto ao poder público e às Promotorias de Justiça em que pede a reabertura das escolas públicas nos mesmos moldes e protocolos em que estão funcionando as escolas particulares, beneficiadas por sucessivos decretos dos governos estadual e municipais. A luta é principalmente por tratamento igualitário para estudante da rede pública em relação ao aluno da escola particular.

 

 

 Coremas com mais da metade

 

      Fim do inverno e o maior complexo hídrico do Vale e do estado, o açude Coremas/Mãe D'água, chegou a 54% do seu volume hídrico. A capacidade do complexo é de 1,3 bilhão de metros cúbicos d'água. O açude ainda está distante da sangria, mas o volume armazenado é expressivo diante da crise hídrica entre os anos 2011 e 2016 em que o reservatório chegou a ficar com volume abaixo de 8%.

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados