Em 24/03/2019

 

Aos 69 anos, morre o homem que comandou duas diferentes Prefeituras no Vale

 



             Por Redação da Folha – Natural de Princesa Isabel, de onde é sua família paterna, empresário do ramo de panificação em Campina Grande e uma das grandes figuras políticas do Vale, José de Anchieta Nóia, que no dia 26 de fevereiro passado completou 69 anos, faleceu no começo da manhã deste domingo, 24, no Hospital das Clínicas, em Recife, onde estava internado havia alguns dias. A causa do óbito não foi divulgada.

            Anchieta Nóia foi prefeito da cidade de Curral Velho entre 1988 e 1992, mas seu maior êxito político foi em Pedra Branca, município que administrou por três mandatos, dois deles consecutivos. Sua última gestão foi entre 2008 e 2012, quando não conseguiu a reeleição. Sua última disputa pela Prefeitura foi em 2016, quando também não obteve êxito.

            Conforme o ex-vereador Silva Rodrigues, conhecido como Mãe Velha, que presidiu a Câmara de Pedra Branca nos dois anos iniciais da primeira gestão do ex-prefeito, Anchieta foi um dos grandes prefeitos do município. “Ele tirou Pedra Branca do maior caos financeiro da história municipal, porque assumiu a Prefeitura meses depois da cassação de Zé de Sousa, e também foi Anchieta quem modernizou a legislação municipal e toda estrutura administrativa do município, além de um grande número de obras em todas as áreas”, comentou Mãe Velha, e completa: “somente nos dois anos iniciais de sua primeira gestão, quando eu presidia a Câmara, foram quase 200 leis de inciativa do executivo aprovadas por unanimidade”.

            Anchieta, que é pai de um casal de filhos, residia e tinha suas atividades empresarias em Campina Grande, onde também deverá ser sepultado a partir das 10h da manhã desta segunda-feira, 25. Pelas redes sociais, muitos amigos e partidários do ex-prefeito lamentaram sua morte. “Foi um grande homem, autor de parte das importantes páginas da história de Pedra Branca. A seus familiares, amigos e admiradores e a todo o povo de Pedra Branca, nossos sentimentos nesta hora de dor”, disse Geudiano de Sousa, vereador e amigo pessoal de Anchieta, em sua página em uma rede social.

            O prefeito de Pedra Branca, Allan Bastos, decretou luto oficial no município por três dias e feriado nesta segunda-feira, 24, quando todas as repartições públicas serrarão suas portas.

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados