Em 24/06/2020
Por Assessoria da Anatel/Redação da Folha - Depois da notícia de que o Tribunal Regional Federal da Terceira Região suspendeu a liminar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que impedia casos de cortes nos serviços de telefonia fixa e móvel, os casos de inadimplência no setor aumentaram devido ao fato de que muitas famílias, sem possibilidade de lidar com as contas enquanto isoladas, não podem pagar a conta do telefone celular ou fixo.
Como solução, muitas operadoras aderiram a várias medidas para combater a pandemia da covid-19 e o impacto para usuários de telefonia e internet. Uma das alternativas é facilitar a contratação de planos pré das operadoras, fazendo com que os assinantes possam ter mais bônus de internet durante a quarentena.
Contudo, nem todos os usuários têm um smartphone para poder se comunicar nesta crise, especialmente pessoas da terceira idade ou de baixa condição de renda. Para esses casos, a Anatel viabiliza um serviço único, conhecido como Telefone Popular ou Telefone Bolsa Família. É um telefone fixo de baixo custo para o usuário poder se comunicar. Para solicitar o serviço será necessário estar inscrito no Cadastro Único do Bolsa Família há, pelo menos, 24 meses.
Depois, bastará ligar para a operadora que oferece este serviço, que não são todas. A Oi inclui este serviço na oferta Oi fixo , além de outros pacotes alternativos, como o Fixo Rural.
No Vale, são milhares de pessoas que recebem o Bolsa Família e que podem solicitar a linha telefônica a Oi, que é a operadora de telefonia fixa que atua na região. O telefone não deve ter custo superior a 15 reais por mês e o usuário terá direito a 90 minutos mensais para ligar para quem e para onde quiser.