Em 14/01/2020

 

Aguiar é destaque na imprensa nacional por sediar projeto astronômico que estudará origem do universo

 



           Por Redação da Folha – É nos rincões do vale do rio Piancó, sertão da Paraíba, onde a ciência poderá encontrar resposta para um ministério perseguido há muito tempo pela humanidade: a origem do universo, ou seja, o começo de tudo.

            Um radiotelescópio gigante com essa finalidade está sendo instalado na área rural de Aguiar. Desde que o projeto foi iniciado, em 2016, veículos da grande imprensa têm dado destaque ao pequeno e longínquo município paraibano por sediar uma das obras mais importantes para a astronomia mundial atualmente. Nesse domingo, 12, foi o portal UOL que fez uma longa reportagem sobre a instalação, no interior da Paraíba, do equipamento astronômico que vai estudar, entre outros aspectos, a chamada matéria escura, a qual constitui a maior parte do universo e que pode ser a chave para desvendar sua origem.

            Depois de uma longa procura no Brasil e no Uguguai, a área rural de Aguiar foi escolhida pelo mérito de ser menos afetada por sinais de celular e de controle aéreo. Com sua atmosfera menos poluída, o município poderá captar melhor, através do radiotelescópio, os sinais que vêm do cosmos.

            O projeto, que tem cooperação internacional, é financiado em maior parte pela Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e deverá ser concluído em 2022, quando o radiotelescópio iniciará sua operação. Vejam reportagem do UOL AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados