Em 19/08/2019

 

Achado arqueológico em antigo território de Itaporanga requer mais do que a análise dos objetos

 



               Por Redação da Folha – Agricultores que procuravam barro em uma propriedade rural do sítio Moconha, antigo território de Itaporanga e hoje pertencente ao município de Serra Grande, encontraram, há dias, um objeto cerâmico que pode se tratar de uma urna funerária indígena de centenas de anos, marcas culturais da pré-história regional. A peça está bem preservada e havia restos mortais em seu interior.

                Neste Vale habitaram índios de tribos dos cariris, entre as quais os Curemas. Essas populações nativas foram exterminadas pelos colonizadores, mas resquícios da cultura dos primeiros moradores da região ainda estão vivos. As inscrições rupestres são os achados mais frequentes. No entanto, a recente descoberta arqueológica em Serra Grande pode ser um passo importante para um estudo profundo sobre a vida cultural e social dos nativos do Sertão paraibano.

                De acordo com um relato resumido da Prefeitura de Serra Grande, em seu site oficial, dentro da peça de cerâmica rudimentar havia uma ossada, que pode ser humana. Um estudo sobre datação possibilita conhecer o tempo aproximado do objeto. Os restos biológicos também podem contribuir para informações sobre os tipos humanos e fisiológicos que habitam esta região. Todo esse estudo vai depender do interesse do poder público e da arqueologia paraibana.

                No entanto, além de um estudo sobre a peça e o seu conteúdo é necessária uma análise e também a preservação da área onde os objetos arqueológicos foram encontrados: é provável que o local seja um antigo cemitério indígena ou algum outro tipo de empreendimento social primitivo e muita coisa valiosa do ponto de vista arqueológico pode ainda ser encontrada na área. Foto (Prefeitiura de Serra Grande): objeto encontrado pode ter centenas de anos e são traços culturais dos primeiros humanos a habitar este Vale.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados