Em 12/06/2018

 

Sete alunos de escolas públicas do Vale aprovados para experiência estudantil no exterior

 



           Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, divulgou nessa segunda-feira, 11, o resultado preliminar da lista de estudantes de escolas públicas estaduais aprovados para fazer intercâmbio internacional no Canadá, Espanha, Portugal e Argentina, dentro da terceira edição do programa Gira Mundo, modalidade estudante.

          O intercâmbio contempla todas as 14 gerências regionais de ensino e alunos de 60 cidades do estado foram aprovados nesta etapa. Este ano foram oferecidas 200 vagas, sendo 100 delas para o Canadá e 50 para a Espanha. Para a Argentina e Portugal foram oferecidas 25 vagas a cada um desses países. Para a 7ª Gerência do Vale, com sede em Itaporanga, foram ofertadas oito vagas.

          Os estudantes regionais aprovados para as quatro vagas do Canadá foram Lucicleiton Ferreira da Silva e Mário Ramon Barros Leite, ambos da escola Padre Manoel Otaviano, de Ibiara; Luís Davi Ramalho de Sousa, da escola professor Francelino neves, de Itaporanga, e João Carlos Gomes dos Santos, da Adalgisa Teódulo da Fonseca.

           Para as duas vagas da Espanha, foram aprovados os estudantes Carlos André Ferreira de Sá, da escola Advogado Nobel Vita, de Coremas, e Jannilly Maria Freire da Silva, da João Leite Neto, de Nova Olinda. Para a Argentina, o estudante aprovado para a única vaga ofertada ao Vale foi Kildery Wender da Silva, da escola Joselita Brasileiro, de Igaracy. Para Portugal também foi ofertada uma vaga ao Vale, mas o estudante aprovado só será conhecido na próxima sexta-feira, com a divulgação do resultado final do programa.

           O programa estadual Gira Mundo começou em 2016 com 50 vagas apenas para o Canadá. Em 2017 aumentou o número de vagas e de países: foram 100 ao todo, sendo  50 para o Canadá, 25 para Espanha e 25, para Portugal. Já neste ano de 2018 foram mantidos o número de vagas destinados a esses três países e acrescido o primeiro país da América do Sul na rota do programa: a Argentina, que receberá 25 estudantes.  

           O Gira Mundo é voltado para estudantes de escolas públicas estaduais que estão matriculados no 2º ano do ensino médio. A seleção leva em conta a média final do aluno no 1° ano obtida em Português e Matemática e a nota obtida em um exame de proficiência na língua do país para onde o estudante disputou a vaga. Quem disputou uma vaga para o Canadá, por exemplo, teve que se submeter a uma prova de Língua Inglesa. Para Portugal, a prova foi de Língua Portuguesa. Para a Espanha e Argentina, o exame foi de Língua Espanhola.

          O objetivo principal do Estado com o Gira Mundo é “oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do programa em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba, buscando motivar os alunos da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola”.

          Viagem  - Conforme o edital do programa, os intercambistas serão enviados durantes os meses de julho e setembro próximos, e eles, durante sua estada, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio.

          Garantias - As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo), bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada. Os aprovados também terão direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 4.200,00, recebida em seis parcelas iguais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informes & Opinião

 

 

 

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados