Em 15/11/2018

 

Saída de médicos cubanos pode trazer prejuízo à saúde pública de várias cidades do Vale

 



               Por Redação da Folha – As declarações controvertidas e desrespeitosas do presidente eleito Bolsonaro sobre o programa Mais Médicos motivou o governo de Cuba a encerrar a parceria com o Brasil e chamar seus médicos de volta. São mais de 8 mil profissionais atuando em todo o país, alguns deles no Vale, desde 2013, quando o programa foi criado.

                Com apenas um vínculo empregatício e dedicação exclusiva ao serviço público, os médicos cubanos agradam ao público que procura os postos do Programa Saúde da Família (PSF) pela dedicação aos pacientes e o trabalho humanizado.  Além disso, o custo financeiro para as Prefeitura é muito baixo.

                Com a saída desses profissionais, a saúde pública de vários municípios regionais poderá sofrer grave prejuízo, um dos quais Boa Ventura, onde a população sentirá falta dos médicos cubanos, conforme vários moradores relataram à Folha. Dois atuam na cidade e criaram vínculo sentimental com a comunidade, além do bom serviço clínico que prestam.

                Para substituir esses profissionais por médicos da região, a Prefeitura terá uma despesa financeira considerável, além da dificuldade de encontrar profissionais com tempo suficiente para atendimento satisfatório nos postos do PSF.

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados