Notícias >> Política
  •  

    Em 25/02/2024

     

    Câmara de Diamante aprova reajuste salarial para os professores e debate outros assuntos importantes para o município

     



             Por Redação da Folha - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Diamante, sob a presidência da vereadora Maria de Lourdes, na manhã desse sábado, 24 de fevereiro, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de lei. 

              O principal deles é de autoria da Prefeitura e reajusta a remuneração dos professores da rede municipal de ensino de Diamante, conforme determina o Piso Nacional do Magistério. O reajuste é retroativo a janeiro e beneficia todo o magistério municipal.

            No final da sessão, a vereadora Rosa da Saúde fez um alerta sobre o avanço da dengue em todo o país e apelou aos moradores urbanos de Diamante para que redobrem os cuidados com suas casas e evitem água parada, único meio eficaz de barrar a proliferação do mosquito transmissor da doença, um mal que tem acometido muita gente, conforme a parlamentar mirim.

             Já a presidente da Câmara, Maria de Lourdes, parabenizou a Prefeitura pelo início da Copa Diamante, uma competição futebolística que reúne as principais equipes do futebol amador do município. A vereadora-presidente falou da importância do esporte para o entretenimento social e também como meio de garantir uma ocupação sadia aos jovens, contribuindo para sua boa formação como cidadã.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 13/02/2024

     

    Câmara de Diamante busca pacificar polêmica em torno de nome para praça em comunidade rural do município

     



             Por Redação da Folha – Presidida pela vereadora Maria de Lourdes, a Câmara Municipal de Diamante retornou às suas atividades ordinárias no último sábado, 10 de fevereiro, e uma polêmica dominou a maior parte da sessão legislativa, mas os vereadores buscaram pacificar o desentendimento que surgiu entre membros da comunidade rural Cabano sobre a denominação de uma praça construída na comunidade. 

           O Cabano, que tem centenas de moradores, ganhou uma praça e, por indicação do presidente da associação comunitária, o vereador Douglas Franco apresentou um projeto de lei denominando de Paulo Brito a obra, uma homenagem ao ex-vereador. O projeto deveria ter sido votado nesse sábado, mas não foi exatamente por causa de uma polêmica que se formou em torno da denominação, uma tentativa dos vereadores de pacificar a questão que envolve diretamente os moradores da comunidade.

         O problema é que alguns residentes do Cabano não ficaram satisfeitos com a forma em que o nome foi indicado por entenderem que há outras pessoalidades que também poderiam ser homenageadas e queriam que a escolha fosse por decisão coletiva, com a avaliação de todos os nomes e a indicação do que a maioria decidisse.

          Diante do impasse que se criou e com repercussão inclusive na cidade, o vereador Coronel Fonseca apresentou um requerimento propondo o adiamento da votação do projeto para que a comunidade do Cabano se reunisse e chegasse a um acordo em relação ao nome da praça. Neste mesmo sentido, os vereadores Damião Juca, Rosa da Saúde e Nego de Vazante discursaram na tribuna legislativa, enalteceram a memória do ex-vereador Paulo Brito pelo seu importante trabalho social no Cabano e em todo o município, mas entenderam que o caminho mais sensato para que não ficasse arestas entre as famílias da comunidade era adiar a votação do projeto de lei, dando oportunidade para que os moradores do Cabano abram um diálogo sobre o assunto e resolva o impasse.

                Durante a sessão, a presidente da Câmara Lourdinha deu oportunidade para os dois lados da questão se pronuncissem na tribuna, representantes de familiares e moradores da comunidade, na tentativa de buscar uma solução pacífica para o problema. Tanto falou os que defendiam a votação imediata do projeto de lei com o nome de Paulo Brito, quanto os que queriam o adiamento da votação para que a comunidade pudesse se reunir e por fim à celeuma.

             O requerimento adiando o projeto de lei foi posto em votação pela presidente e a maioria dos vereadores, seis a um, votou favorável ao adiamento para que a questão possa ser resolvida primeiro na comunidade e, depois, retorne à Câmara. Na próxima sessão do parlamento mirim, o tema deverá debatido novamente, mas certamente já estará pacificado. É o que todos esperam, conforme a presidente da Câmara. 

             No final da sessão, a comunidade Cabano voltou ao debate novamente, mas agora por outro motivo e um bom motivo. É que o vereador Damião Juca apresentou um requerimento, que foi aprovado por unanimidade, pedindo à Prefeitura a construção de uma quadra esportiva na comunidade, como meio de oportunizar aos jovens a pratica esportiva, fundamental para a formação de uma juventude sadia mentalmente e livre das drogas.

     

     

     

     

     

     

     

          

          

     

  •  

    Em 20/01/2024

     

    Em sessão extraordinária, Câmara de Diamante julga contas do primeiro ano do atual prefeito

     



             Por Redação da Folha - Em sessão extraordinária na manhã dessa sexta-feira, 19 de janeiro, os vereadores da Câmara Municipal de Diamante, presidida pela vereadora Maria de Lourdes, julgaram as contas do exercício financeiro de 2021, primeiro ano da gestão do atual prefeito Hermes Filho e que teve recursos movimentados na ordem de 18 milhões de reais.  

           A prestação de contas do prefeito recebeu parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado, mas cabe somente ao legislativo julgar as contas do gestor municipal e foi exatamente o que os vereadores fizeram nessa sexta-feira. 

          Com base no relatório da corte de contas, que constatou a regularidade dos gastos da gestão municipal, os vereadores julgaram pela manutenção do parecer do tribunal, ou seja, aprovaram, por unanimidade, as contas do preito Hermes Filho.

            A presidente Lourdinha parabenizou o gestor municipal pela aprovação das contas e disse que isso mostra a seriedade do prefeito no trato com a coisa pública. Os vereadores Damião Juca, Coronel Fonseca e Rosa da Saúde também exaltaram a probidade do prefeito na condução das finanças municipais, destacando sua responsabilidade, bem diferente de gestões anteriores, segundo eles.  

     

     

     

     

  •  

    Em 18/10/2023

     

    Durante sessão, presidente da Câmara de Diamante alerta mulheres para a questão da saúde preventiva

     



              Por Redação da Folha – A presidente da Câmara Municipal de Diamante, vereadora Maria de Lourdes, falou sobre o Outubro Rosa durante a sessão legislativa do último sábado, 14, quando fez um alerta para que as mulheres do município busquem cuidados preventivos para evitar doenças, a exemplo do câncer de mama e do colo do útero. 

              A presidente Lourdinha falou sobre o propósito do Outubro Rosa, que é um movimento nacional em defesa da saúde feminina, e de sua importância para a consciência de que é preciso se prevenir, o que significa, conforme a vereadora, fazer exames preventivos, a exemplo da mamografia e avaliações ginecológicas que são disponíveis na rede pública, porque, descoberta em sua fase inicial, toda doença, inclusive o câncer, pode ser curada.

            Ainda sobre o tema, a vereador Rosa da Saúde, que também é agente comunitária, falou igualmente sobre a importância das mulheres se prevenirem contra as doenças, principalmente as que mais vitimam mulheres, a exemplo do câncer de colo de útero. 

           Quando agente de saúde e agora como vereadora, Rosa sempre conscientizou e tem conscientizado as mulheres para que procurem os postos de saúde da família e recebam orientação médica adequada, além de algo fundamental para a saúde feminina que são os exames preventivos.

     

     

     

     

     

  •  

    Em 30/09/2023

     

    Com ruptura no grupo do prefeito, médico caminha para projeto exitoso em Coremas e fala do seu propósito

     



              Por Redação da Folha - Vejam 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 27/09/2023

     

    Prefeito de Aguiar tem 1ª prestação de contas do atual mandato aprovada, e comenta decisão do TCE

     



                 Por Redação da Folha - O prefeito Tintin Guedes já é o gestor mais longevo da história administrativa do município de Aguiar: fará agora no final de 2023, o tempo de 11 anos de mandato, oito dos quais consecutivos. 

                 O atual mandato, Tintin assumiu em 2021, depois de ter ganhado as disputas eleitorais de 2020. A prestação de contas do primeiro ano do seu atual mandato foi julgada nesta quarta-feira, 27 de setembro, pelo Tribunal de Contas do Estado.

              O prefeito recebeu sem surpresa o parecer favorável do tribunal. Para ele, é obrigação de qualquer gestor público cumprir as leis que regem a gestão municipal e zelar pela coisa pública para que cada centavo do município seja empregado em benefício da coletividade. Seu primeiro ano de mandato aida concidiu com a pandemia, tempo de dificuldades e luto, mas Aguiar foi o município que, proporcionamente, mais investiu em testagem da população, o que foi fundamental para dectar os assintomáticos e evitar a proliferação do vírus. Essa ação foi a mais eficaz em toda a parte do mundo no enfrentamento a pandemia viral.  

                   O relator do processo da prestação de contas de 2021 de Aguiar, que teve uma execução orçamentária de 27, 1 milhão de reais, foi o conselheiro Fábio Nogueira e que teve seu voto, favorável às contas prestadas pelo prefeito, seguido à unanimidade pelos demais conselheiros. Tintin Guedes acompanhou presencialmente a sessão e foi defendido pela advogada Bruna, que destacou em sua fala a responsabilidade do prefeito para com a gestão municipal, tanto que teve todas suas contas dos dois mandatos anteriores aprovadas.

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 06/09/2023

     

    Insatisfação com o governo pode levar ex-prefeito e PP a romperem com grupo oposicionista em Conceição

     



                Por Redação da Folha - O ex-prefeito João Deon Diniz, que integra o PP, lidera uma parte importante do grupo oposicionista em Conceição e é pai da Drª Jourdana Diniz, votada por mais de 5 mil eleitores na disputa pela Prefeitura na eleição municipal passada, demonstra uma profunda insatisfação com o governo estadual, conforme pessoas ligadas a ele, e poderá romper com o governo e com os Bragas no município. 

              Deon Diniz e seu partido, que apoiaram a reeleição do governador João Azevedo, até agora não foram prestigiados pelo governo estadual, que, pelo que se comenta na cidade, concentra todos os cargos estaduais no município nas mãos do ex-prefeito Alexandre Braga, que lidera outra ala da oposição local, mas poderá ficar isolado politicamente caso o ex-prefeito Deon formalize seu rompimento.  

             O estopim para essa provável ruptura política foi a indicação do PP, não aceita pelo governo, para a direção da escola estadual Maestro José Siqueira, depois da vacância do cargo, apesar do aval do vice-governador Lucas e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. O ex-prefeito sentiu-se constrangido e desprestigiado pelo governador, mas não só foi isso.

           João Deon e seu partido, pelo que se comenta, também não ficaram satisfeitos com o grupo Braga por causa de um recente episódio de forte repercussão popular. Foi o fato da professora Lucinha Rodrigues, que ocupava o cargo de diretora da escola Maestro José Siqueira, ter pedido seu afastamento da direção escolar por causa, conforme ela própria publicou nas redes sociais, de interferências políticas nas finanças da escola para a prática de atos errados e ilegais, o que deverá ser apurado pelo Ministério Público.

          Diante de tanto insatisfação, o ex-prefeito e seu grupo têm à frente dois caminhos políticos e devem optar por um deles: tentar construir uma chapa forte encabeçada pela médica Jourdana para concorrer à Prefeitura no pleito do próximo ano ou retomar uma antiga aliança: Deon e seu grupo foram aliados durante muito tempo da família Lacerda, que comanda o poder municipal em Conceição e é oposição ao governo. A espoa do líder Deon, Nena Dinz, foi vice por dois mandatos consecutivos na gestão de Nilson Lacerda. Foto: Deon e sua filha, a médica Jourdna Diniz. 

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 27/04/2023

     

    Médico define partido pelo qual vai concorrer à Prefeitura de Itaporanga no próximo ano

     



         Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

  •  

    Em 24/04/2023

     

    Com vistas a uma possível disputa à reeleição, prefeito de Aguiar se filia ao partido do governador João

     



          Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

  •  

    Em 13/03/2023

     

    Deputados são homenageados pela Câmara de Diamante com o título de cidadania diamantense

     



            Por Redação da Folha - Em sessão solene realizada na tarde do último sábado, 11 de março, a Câmara Municipal de Diamante, presidida pela vereadora Maria de Lourdes Ângelo, conhecida popularmente como Lourdinha, homenageou os deputados Wilson Santigado e Wilson Santigao Filho, que são, respectivamente, deputados federal e estadual. 

         Pai e filho recebem o título de cidadania diamantense pelos serviços prestados ao município ao longo dos últimos anos. Várias obras e projetos chegaram ao município diamantense pelas mãos e atuação parlamentar dos dois.

        A presidente Lourdinha foi autora do projeto de lei que concedeu o título de cidadania a Wilson Filho, enquanto o vereador Coronel Fonseca é o propositor da lei que homenageou Wilson Santiago. Os dois parlamentarem foram bem recepcionados pelo legislativo mirim e se tornaram os mais novos cidadãos diamantenses.   

          Além da presença da presidente, Maria de Lourdes, que ficou muito feliz com a sessão solene e agradeceu aos homenageados pela presença, aos seus pares e ao público em geral, todos os vereadores também compareceram e avaliaram como positivo o momento para o município.

           Dezenas de pessoas e autoridades administrativas também participaram do evento parlamentar, entre as quais o prefeito Hermes Filho e a primeira dama Leandra Carla.  

           Após a solenidade na Câmara Municipal, os deputados e parte dos vereadores foram para um outro evento igualmente importante: a inauguração realizada pelo prefeito Hermes Filho de uma policlínica municipal que vai beneficiar a população da cidade e zona rural com diversos serviços médicos. O equipamento recebeu o nome do médico, vice-prefeito e ilustre filho da terra, George Abílio, que faleceu o ano passado e comoveu a cidade e região. A homengem ao Dr. George foi importante para preservar a memória de um diamantense que tanto contribuiu com a cidade e o Vale. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

    Em 08/10/2022

     

    Cássio e uma ressurreição política. Sorte, graça ou destino? Talvez nenhuma dessas coisas

     



           Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

     

  •  

    Em 06/10/2022

     

    O desempenho de João e Pedro no Vale e nos maiores colégios eleitorais e a expectativa para o 2º turno

     



        Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

  •  

    Em 04/10/2022

     

    Números das eleições em Piancó: resultado geral de todos os cargos em disputa no 1º turno

     



         Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

  •  

    Em 03/10/2022

     

    Resultado geral em Conceição: eleições 2022 (1º turno): vejam números de todos os cargos em disputa

     



           Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

  •  

    Em 03/10/2022

     

    Resultado geral das eleições em Itaporanga. Vejam números para todos os cargos

     



          Por Redação da Folha - Vejam AQUI

     

     

     

     

     

Aguarde um momento... Está carregando!
Desculpe, não foi encontrado nenhum resultado.

 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados