Em 17/04/2018

 

Dois municípios do Vale entre os 15 da Paraíba com maior mortandade por câncer

 



             Por Redação da Folha -  Os municípios de Serra Grande e Coremas estão entre os 15 da Paraíba com maior mortalidade por câncer no estado, conforme Observatório de Oncologia, com base no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) de 2015.

              Em Serra Grande, 45% das mortes naturais são provocadas por câncer, índice que coloca o município em primeiro lugar na Paraíba nessa estatística trágica. Isso pode ter relação com a negligência do poder público em promover ações para o diagnóstico precoce e tratamento das neoplasias. A lei determina que a pessoa acometida pela doença inicie o seu tratamento pelo SUS em, no máximo, 60 dias após a descoberta do câncer, mas, na prática, isso não ocorre por falhas das Prefeituras e Governo do Estado.

                O outro município regional na lista dos que mais têm registro de óbito por câncer é Coremas, onde 23% das mortes estão relacionadas com a doença. “Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou a coordenadora do movimento e presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall durante contato com a imprensa.

 

 

            Obra jornalística protegida pela Lei nº 9.610/98. Proibida a reprodução.

 

 

 

 

 

 


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados