Em 30/11/2016

 

Assembleia e Câmara de JP fazem homenagem conjunta e póstuma a ilustre itaporanguense

 



          Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Em sessão especial e conjunta realizada nessa terça-feira, 29, a Câmara Municipal de João Pessoa e a Assembleia Legislativa da Paraíba prestaram homenagem póstuma ao engenheiro civil sanitarista e ex-secretário estadual, Edmílson Fonseca, que era natural de Itaporanga e faleceu no último dia 25 de agosto, aos 80 anos. A propositura foi do vereador Bruno Farias (PPS) e do deputado estadual Raoni Mendes (DEM) e contou com a participação de amigos e parentes do homenageado, além do deputado aguiarense Branco Mendes (PEN) e outras autoridades.

          Durante a sessão, que ocorreu na sede do legislativo pessoense, os propositores destacaram a competência do homenageado, fazendo referência a Edmilson Fonseca como grande profissional de destaque no sanitarismo e saneamento em âmbito estadual e nacional e exemplo de honestidade.

          A filha de Edmílson, Ana Clara Fonseca, falou em nome da família e agradeceu a homenagem, destacando que “talvez o maior mérito de meu pai foi criar sentidos para sua vida, além de criar sentidos na vida das pessoas”.

          Ele atuou por mais de 50 anos na sua área de formação e chegou a exercer vários cargos públicos. Na década de 90, no governo Maranhão II, foi chefe de gabinete do vice-governador e amigo Roberto Paulino, que também participou da sessão especial e exaltou a humildade e simplicidade de Fonseca.

          Filiação e irmãos  – Edmílson Fonseca era filho de Antônio Soares da Fonseca (Seu Totinha) e Maria de Sousa Fonseca (Dona Dazinha), ambos, também, já falecidos. Teve seis irmãos, entre os quais o engenheiro agrônomo e ambiental João Dehon Fonseca e o médico e escritor Antônio Soares da Fonseca Júnior, este último radicado em São Paulo há muito tempo e autor do famoso Dicionário de Português Nordestino – Nordestinês.

         Esposa e filhos – Edmílson deixou a esposa, Maria das Graças Montenegro, que é natural de Piancó, e três filhos. Além de Ana Clara, a única mulher, teve Edmílson, homenageado com o nome do pai, e Christiano

         Familiares – Da tradicional família Jenipapo, com profundas raízes no nascimento e formação de Itaporanga, Edmilson nunca esqueceu de sua terra natal e sempre retornava à cidade quando sua agenda permitia para rever parentes e amigos.

         Asfita – Edmílson Fonseca foi um dos criadores da Associação dos Filhos de Itaporanga, ocorrido em junho de 1985, significante ponto de encontro da colônia itaporanguense radicada em João Pessoa e local apropriado para matar a saudade da terrinha. 

 

 

                  Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais.


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados