Em 22/10/2016

 

Abertas inscrições para o 6º concurso literário de Itaporanga em homenagem ao Dia do Poeta

 



           Por Redação da Folha – A fundação José Francisco de Sousa, com sede em Itaporanga, lançou nessa quinta-feira, 20 de outubro, Dia do Poeta, o edital para o seu 6º concurso literário, um evento anual e que objetiva estimular a prática da arte literária e oportunizar espaço para poetas e poetisas mostrarem seus trabalhos e tê-los avaliados, além de revelar novos valores para a literatura.

            O certame vai premiar do primeiro ao 10º colocado nas categorias Cordel e Erudito. As inscrições são gratuitas e vão até o final de dezembro. Qualquer pessoa com qualquer texto poético pode participar.

 

Vejam o regulamento integral do concurso:

6º Concurso de Poesias da Fundação José Francisco de Sousa
           Constituição e Regulamento

Cumprindo o que determina seus objetivos estatuários, especialmente o Artigo 2º, alíneas b e c, a Fundação José Francisco de Sousa, situada na Av. Padre Lourenço-392, Itaporanga, Paraíba, institui concurso de poesia denominado 6º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa, objetivando o estímulo à produção literária regional e a revelação de valores no campo da poesia clássica e popular, além de celebrar o 20 de outubro, Dia do Poeta, conforme o seguinte:
1 - Das categorias poéticas e gratuidade:
O concurso vai premiar duas categorias: a poesia erudita e a popular ou cordel, como também é conhecida, podendo qualquer pessoa, independentemente de idade e grau de instrução, inscrever, gratuitamente, sua obra em um dos dois gêneros poéticos.
2 – Das inscrições:
O período de inscrição de obras no concurso será de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2016. O envio das poesias pode ser feito pelos Correios ou diretamente na sede da fundação, localizada na Avenida Padre Lourenço – 392, Itaporanga, Paraíba. Cep 58.780-000. Ou ainda pelo e-mail folhadovali@yahoo.com.br
3 – Do encaminhamento das obras:
O encaminhamento das obras pelos Correios, diretamente na sede da entidade ou por e-mail garantirá a inscrição do candidato (a), desde que dentro do prazo que trata o item anterior. A poesia poderá ser digitada ou manuscrita, mas não poderá trazer o nome nem qualquer sinal indicativo do autor, que deverá se identificar em uma folha à parte, constando nome completo, endereço, telefone e alguma informação sobre sua vida e obra. Um mesmo candidato poderá inscrever trabalho poético nas duas categorias, concorrendo em cada uma das duas modalidades poéticas com apenas um trabalho.
4 – Da análise da obras e divulgação do resultado:
Caberá ao corpo editorial do jornal Folha do Vale e especialistas convidados analisar as obras, avaliando critérios como riqueza, técnica e beleza literárias, para definir os vencedores do certame, cujo resultado será divulgado em solenidade realizada às 20h do último sábado de janeiro de 2017, na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, 392, Itaporanga, PB.
5 – Da premiação:
Do primeiro ao décimo lugar nas duas categorias, os candidatos (as) receberão medalhas. A premiação dos ganhadores ocorrerá imediatamente após a divulgação do resultado durante a solenidade, conforme data e horário que trata o item anterior. Todos os candidatos serão convidados a participar do evento, sendo opcional a presença na solenidade.
6 – Do direito autoral e a eliminação do candidato (a):
A obra enviada ao concurso terá que ser obrigatoriamente de autoria do candidato que a inscreveu, sendo que o plágio ou apropriação indevida de obra de outro autor resultará na eliminação imediata do candidato (a).
7 – Da publicação das obras participantes do concurso:
A Fundação José Francisco de Sousa poderá publicar em livro, revista ou jornal as obras participantes do certamente desde que não seja com fins lucrativos, e sendo seus autores avisados previamente da publicação, tendo acesso a exemplares dos impressos onde seus escritos foram publicados.
Itaporanga, 20 de outubro de 2016.
José Francisco de Sousa Neto
Diretor-Presidente
(83) 9994-2794

E-mail: folhadovali@yahoo.com.br


 

 
Informes & Opinião

 

Folha do Vale - www.folhadovali.com.br
Av. Padre Lourenço, nº 392 - Itaporanga - Paraíba
©2010 - Todos os direitos reservados